Com processo seletivo para a primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Regional do Cariri (Urca) previsto para outubro, foi realizada nessa quarta-feira (28), reunião com representantes da Instituição e da Prefeitura de Barbalha. O objetivo foi dar os encaminhamentos para a implantação definitiva do curso, aprovado recentemente pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).
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O curso irá funcionar inicialmente na escola Martiniano de Alencar, no Largo do Rosário, em Barbalha, no período noturno.
O reitor Lima Júnior afirma que serão destinadas pela Universidade 40 vagas anuais. Com isso, as provas do Processo Seletivo Unificado da Urca serão realizadas também em Barbalha, com concorrência para todos os cursos, inclusive para o que será em breve implantado no município.
O novo curso amplia a possibilidade de fortalecimento do desenvolvimento regional pela oportunidade de qualificação de diversos segmentos e atores do trade turístico, que no Cariri e Centro-Sul assume amplas dimensões (turismo religioso, cultural, científico, ecológico, de lazer, de negócios, dentre outros).
Para o reitor, o curso representa mais um importante projeto da Urca que ganha concretude e que terá seu ambiente de práticas pedagógicas de formação no rico patrimônio turístico, no território do Araripe Geopark Mundial da Unesco, no Hotel Municipal do Caldas, além de um novo campus, cujo projeto e garantias já avançam através de parceria do Governo do Ceará, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Barbalha, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e de toda a comunidade acadêmica.
Criação proposta há duas décadas
A equipe de elaboração foi formada por uma comissão interdisciplinar. A criação do Curso de Turismo já vem sendo pensada para a Região, que traz uma vocação voltada para o segmento de forma evidenciada, há cerca de duas décadas. A URCA, desde a então Reitora Violeta Arraes, vem trabalhando a ideia de criação, proposta desenvolvida desde a gestão anterior do ex-Reitor Patrício Melo, e concluída na atual gestão. Todos os passos para a elaboração do projeto foram trabalhados pela equipe que compôs a comissão, desde as consultas à diversas instituições, seguindo os parâmetros curriculares vigentes, dentro das diretrizes nacionais. O objetivo foi dar um formato adequado para a região e que possibilitasse a formação profissional daqueles que ingressarem no curso, qualificando para o mercado de trabalho.
Para o presidente da comissão, Patrício Melo, o trabalho de elaboração do projeto possibilitou uma ampla pesquisa diante das dinâmicas de cursos de turismo do Brasil. Isso insere desde a formação em idiomas, diálogos com os diversos setores, passando pelas disciplinas de gestão, eventos e práticas em hotelaria, com forma de possibilitar uma perspectiva mais ampla no contexto de graduação.