Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

URCA integra projeto de mapeamento da violência contra a mulher no Ceará

O Agosto Lilás objetiva mapear através de dados, a violência contra a mulher no Estado, de forma a subsidiar e direcionar políticas públicas

5 de agosto de 2024
URCA integra projeto de mapeamento da violência contra a mulher no Ceará

(Foto: Divulgação/URCA)

PUBLICIDADE

O Governo do Estado do Ceará lançou, nesta quinta-feira (1º), na abertura oficial do Agosto Lilás, mês da conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, o Projeto Cientista Chefe das Mulheres, uma parceria entre a Secretaria das Mulheres (SEM), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) por meio do Observatório de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e a Universidade Regional do Cariri (URCA) por meio do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Região do Cariri.

Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:

Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky 

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

O projeto objetiva mapear através de dados, a violência contra a mulher no Estado, de forma a subsidiar e direcionar políticas públicas. O lançamento contou com a presença da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; do secretário de Segurança e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; da vice-reitora da URCA, Professora Socorro Vieira, e de outras autoridades.

“Estamos em um mês de conscientização contra a violência contra nós mulheres, mas também de ações concretas. O programa Cientista Chefe, que traz a UECE e a URCA, e todo o conhecimento produzido nessas universidades, para observar os dados e também [ajudar a] formular as políticas públicas para que a gente tenha a ciência a serviço da sociedade e da proteção das mulheres”, disse a vice-governadora, Jade Romero.

A vice-reitora da URCA, Socorro Vieira, explicou como o Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Região do Cariri tem trabalhado no tema. “A URCA, por meio do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos, já vem desenvolvendo um trabalho com tudo o que se refere à quebra dos direitos humanos. São pessoas com as quais desenvolvemos atividades de enfrentamento à violência, da melhor forma possível, para que essas pessoas consigam sair do ciclo da violência”, afirma. Ela destaca a importância do programa vir integrar as ações no interior do Estado, o que trará nova perspectivas de enfrentamento à violência.

(Foto: Divulgação/URCA)

Programa Cientista Chefe
O Programa Cientista Chefe tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores atuam em áreas estratégicas do Governo do Estado do Ceará, para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.

Nesta perspectiva, o programa Cientista Chefe das Mulheres vai reunir a atuação científica do Observatório de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (UECE), do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Região do Cariri (URCA) e do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados (LabGeo) no diagnóstico aprofundado, mapeamento dos serviços e enfrentamento à todas as formas de violência contra as mulheres e população LGBTQIA+protegida pela Lei Maria da Penha, no estado do Ceará.

A atuação conjunta das Universidades por meio do Projeto Cientista Chefe das Mulheres apresentará ao estado do Ceará e Secretaria das Mulheres (SEM) vários produtos, dentre estes, uma Plataforma Web com API para Integração de Bancos de Dados com informações sobre a violência contra as mulheres e população LGBTQIA+ protegida pela Lei Maria da Penha no Ceará; relatório de indicadores de enfrentamento da violência contra as mulheres e população LGBTQIA+ no Ceará; protocolo unificado de atendimento às mulheres em situação de violência; e o fortalecimento das ações do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Região do Cariri.

À frente do projeto Cientista Chefe Mulheres, a professora associada da UECE e cientista-chefe da Secretaria das Mulheres (SEM), Drª Helena Frota, destacou a importância e a potência que esse projeto representa. “Temos que agradecer a oportunidade de fazer uma política [pública] como esta. Nós estamos nesse projeto com uma grande rede, nos unimos em uma parceria para enfrentar essa violência. Estamos aqui para a Academia pensar, junto a execução do Governo, em como iremos enfrentar com racionalidade e efetividade esse drama que é a violência e o assassinato de mulheres no Ceará, e assim fazer a diferença na vida de tantas”, explica.

A professora Dra. Grayce Alencar, coordenadora do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Região do Cariri (URCA) destaca a importância da integração da URCA neste projeto. “É com muita alegria que o Observatório da Violência da URCA integra a equipe do Cientista Chefe, no intuito de contribuir com o enfrentamento à violência contra a mulher e população LGBTQIA+ protegida pela Lei Maria da Penha, por meio da ampliação de ações e parceria entre as instituições”, diz.

Para Dra. Grayce, esse é o reconhecimento do trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Observatório, na perspectiva de monitorar, apresentar e discutir com a rede de enfrentamento e sociedade, dados e indicadores que revelam a situação de violência contra a mulher na região do Cariri. A parceria, com apoio da Secretaria das Mulheres (SEM) e governo do Estado do Ceará possibilitará ampliar o escopo de nossas ações e contribuir de forma mais efetiva para o combate desta problemática que ainda assola a nossa sociedade”, afirma.

Observatório da Volência
Atuando desde 2015, o Observatório da Violência da URCA tem se destacado na região, no que se refere ao desenvolvimento de ações de enfrentamento à violência contra a mulher.

“Ações voltadas ao monitoramento dos dados e indicadores da violência contra a mulher, produção de materiais educativos, parcerias com os órgãos da rede de enfrentamento e realização de seminários e campanhas de sensibilização diante da problemática, são algumas das ações que nós realizamos pelo Observatório”, destaca a professora Drª Grayce Alencar.

O trabalho de monitoramento dos dados referentes à violência contra a mulher realizado pelo Observatório da Violência da URCA tem contribuído com melhorias na rede de enfrentamento local. Um exemplo desta importante contribuição foi a instalação da Casa da Mulher Cearense, no município de Juazeiro do Norte. Ao apontar a necessidade de mais equipamentos inseridos na rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e os números crescentes na região, os dados do Observatório subsidiaram a instalação deste equipamento, que muito tem contribuído para o acolhimento e combate deste agravo no interior do Ceará.

Revista Cariri Recomenda

Ceará Científico 2025 reúne mais de 600 estudantes e destaca pesquisa em meio à crise climática
Educação

Ceará Científico 2025 reúne mais de 600 estudantes e destaca pesquisa em meio à crise climática

4 de dezembro de 2025
Educação do Ceará ganha impulso com Carteira Nacional Docente e avanços da 3ª etapa do ITA
Educação

Educação do Ceará ganha impulso com Carteira Nacional Docente e avanços da 3ª etapa do ITA

3 de dezembro de 2025
UFCA abre seleção para 12 vagas de mestrado em Saúde da Família; confira edital
Educação

UFCA abre seleção para 12 vagas de mestrado em Saúde da Família; confira edital

2 de dezembro de 2025
UFCA publica edital para seleção do Mestrado em Administração
Educação

UFCA publica edital para seleção do Mestrado em Administração

30 de novembro de 2025
Próximos
Lula sanciona Desenrola Brasil com limite para juros do cartão de crédito

Bancos são obrigados a oferecer conta corrente gratuita; veja como solicitar

Coletiva Flecha Lançada estreia o espetáculo “Coragem”; confira locais e datas

Coletiva Flecha Lançada estreia o espetáculo "Coragem"; confira locais e datas

Crato: Motorista morre prensado entre a própria carreta e caminhão estacionado em posto

Crato: Motorista morre prensado entre a própria carreta e caminhão estacionado em posto

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Polo automotivo do Ceará pode receber mais quatro marcas, diz Elmano de Freitas

  • Defesa pede cirurgia urgente e prisão domiciliar para Bolsonaro após piora no quadro de saúde

  • Telebras abre concurso com 930 vagas e salários de até R$ 11,6 mil

  • Ceará reúne concursos e seleções com inscrições abertas; salários chegam a quase R$ 10 mil

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat