A Universidade Federal do Cariri (UFCA) deu mais um passo rumo à criação do curso de licenciatura em Cinema e Audiovisual. O reitor da instituição, Silvério Freitas, anunciou, na noite desta sexta-feira (22), que a universidade conquistou junto ao Ministério da Educação (MEC) os códigos de vagas necessários para a contratação de novos professores. O anúncio foi feito durante a audiência pública “Graduação em Cinema e Audiovisual na UFCA”, realizada no auditório Beata Maria de Araújo, no campus de Juazeiro do Norte.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A proposta é fruto de intensa articulação de docentes do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (Iisca/UFCA), especialmente da comissão formada pelos professores Rodrigo Capistrano e Isadora Rodrigues (Jornalismo) e Adriana Botelho (Design).

Segundo Rodrigo Capistrano, a ideia do curso não é recente. “Esse é um desejo antigo da universidade, que remonta a 2014, quando o Iisca foi criado. Os primeiros movimentos institucionais já vinham sendo feitos por professores como Ricardo Salmito (jornalismo) e Luiz Manoel Lopes (filosofia)”, relembrou.
O professor destacou ainda a importância da interiorização da formação acadêmica em cinema. “Nas universidades federais do Nordeste, apenas Cachoeira (BA) possui um curso nessa área. Ampliar essa rede é fundamental, e acreditamos que a UFCA, uma das mais jovens do país, tem plenas condições de assumir esse papel”, afirmou.
Vozes do cinema e da cultura caririense
Presente na mesa de debates, o cineasta Rosemberg Cariry, natural de Farias Brito, ressaltou o impacto cultural da iniciativa para a região. “Vocês inauguram um momento muito especial para o Cariri e para o Nordeste. Espero que esse curso seja um grande laboratório de novidades, de criação e de experimentos, mas com base numa formação humanista, não apenas técnica. Esse diferencial pode fazer do curso da UFCA um marco nacional”, disse.

Rosemberg ainda relacionou a importância cultural do projeto ao legado histórico de Juazeiro do Norte, citando o “milagre da hóstia”, episódio que projetou a região para todo o Nordeste no fim do século XIX.
Previsão de início em 2027
De acordo com o reitor Silvério Freitas, a criação do curso foi pauta nesta semana na Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC). “Sou um entusiasta desse projeto. O Cariri exala cultura e acredito que o curso de cinema tem tudo para ser um sucesso”, afirmou.
Apesar da conquista dos códigos de vagas, a licenciatura ainda precisa ser formalmente aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni/UFCA) e receber autorização de funcionamento do MEC.
Por essa razão, a graduação não será ofertada já nas próximas edições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A previsão é que a primeira turma seja selecionada apenas em 2027.
Por Heloísa Mendelshon










