Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram disponibilizados na manhã desta segunda-feira (13). As notas podem ser acessadas individualmente na Página do Participante, utilizando o login Gov.br, com CPF e senha.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Com a divulgação dos resultados, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou instabilidade, dificultando o acesso de alguns candidatos. O Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pela realização do exame, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o problema.
O Enem 2024 contou com a participação de 4,3 milhões de inscritos, que realizaram as provas nos dias 3 e 10 de novembro de 2024.
O papel do Enem no acesso ao ensino superior
Criado para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem consolidou-se como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Instituições públicas e privadas utilizam os resultados do exame como critério único ou complementar em seus processos seletivos.
Além disso, as notas do Enem são fundamentais para programas governamentais como:
• Sistema de Seleção Unificada (Sisu): Destinado a instituições públicas de ensino superior.
• Programa Universidade para Todos (Prouni): Oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
• Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): Facilita o acesso ao crédito educativo para cursos de graduação.
Enem no exterior
Os resultados do Enem também abrem portas em instituições de ensino fora do Brasil. Atualmente, dezenas de universidades portuguesas possuem convênio com o Inep, permitindo que brasileiros utilizem as notas do exame como critério de seleção para cursos de graduação.
Por Nágela Dantas