O prazo para os estudantes pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025, encerra-se nesta sexta-feira (5). Até essa data, os candidatos precisam comprovar as informações prestadas no momento da inscrição, entregando a documentação exigida à instituição de ensino superior privada para a qual foram selecionados.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A validação pode ser feita de forma virtual, pela página da instituição, ou presencialmente, conforme as regras de cada faculdade.
Lista de espera disponível
Os estudantes que não foram convocados nas chamadas regulares ou que tiveram reprovação por não formação de turma podem consultar a lista de espera já disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Prouni.
Nesta edição, o programa oferece mais de 211 mil bolsas — sendo 118 mil integrais (100% da mensalidade) e 93 mil parciais (50%). Elas estão distribuídas em mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil.
📑 Documentos exigidos
Para confirmar a bolsa, os estudantes precisam apresentar:
• Documento de identificação com foto e CPF (do candidato e dos membros do grupo familiar);
• Comprovantes recentes de renda de todos os integrantes da família;
• Comprovante de residência em nome do estudante ou de algum familiar;
• Certificado de conclusão do ensino médio em escola pública ou declaração de bolsista integral em escola particular.
As instituições de ensino são obrigadas a fornecer formulário de comprovação de entrega da documentação no ato do recebimento.
🏫 Prazos e responsabilidades das faculdades
Até o dia 12 de setembro, as instituições deverão anunciar se os candidatos tiveram a documentação aprovada ou reprovada. Em caso de aprovação, será emitido o termo de concessão da bolsa.
As faculdades que realizarem processo próprio de seleção já deveriam ter informado os candidatos sobre a exigência. O edital também reforça que é proibida a cobrança de taxas para participação no processo seletivo.
🎉 Prouni: 20 anos de inclusão no ensino superior
Criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), o Prouni tem como foco os estudantes sem diploma de nível superior. Em duas décadas, mais de 3,5 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo programa:
• 2,5 milhões tiveram bolsas integrais;
• Os demais receberam bolsas parciais de 50%.
Atualmente, o Prouni atende 632.503 estudantes, matriculados em 1.851 instituições privadas de ensino superior no país. Desses, 533.790 possuem bolsas integrais.
Por Fernando Átila










