O Ministério da Educação (MEC) vai realizar uma série de anúncios nesta terça-feira (1º de outubro) no Crato, para oficializar investimentos voltados à educação básica e superior. Entre as principais ações está o lançamento do projeto para a construção do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Cariri (UFCA), além de uma nova escola em tempo integral. O evento ocorrerá às 10h no Auditório da Escola Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O investimento total para a construção do hospital veterinário, segundo a UFCA, é estimado em R$ 200 milhões. O anúncio já havia sido antecipado em julho, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Ceará, quando ele revelou uma série de investimentos para instituições de ensino superior no Estado.
Apesar de estar em período de férias, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), deve comparecer ao evento, embora não como representante oficial da pasta. A apresentação dos detalhes sobre os novos projetos será realizada pelo secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, e pela presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, com a participação de autoridades do Governo do Ceará.
Recursos
A construção do hospital veterinário será financiada por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciativa do Governo Federal que destina recursos para infraestrutura educacional em todo o país. O Novo PAC prevê um total de R$ 5,5 bilhões em investimentos para Universidades e Institutos Federais (IFs). A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão vinculado ao MEC, será responsável pelo gerenciamento dos recursos para o projeto.
Segundo a UFCA, a universidade local e a Universidade Regional do Cariri (URCA) terão papéis fundamentais na coordenação do planejamento e na execução das etapas da obra. O reitor da URCA, Silvério Freitas, confirmou a participação ativa da instituição no projeto, que visa aprimorar o ensino e a infraestrutura educacional na região.
Por Nicolas Uchoa