O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a realização de matrículas ou registro acadêmico nas instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Agora, os estudantes selecionados na chamada regular poderão se matricular até o dia 3 de fevereiro, dois dias além do prazo inicial, que terminaria em 31 de janeiro.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A decisão ocorre após atraso de um dia na divulgação do resultado do Sisu 2025. A lista de aprovados, que deveria ter sido publicada no domingo (26), só ficou disponível nesta segunda-feira (27) no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Novas datas para lista de espera ainda não foram anunciadas
O MEC ainda não definiu as novas datas para as próximas etapas do processo seletivo. Isso inclui a manifestação de interesse na lista de espera, voltada para candidatos que não foram aprovados na chamada regular, e a convocação dos selecionados por meio da lista de espera.
A lista de espera é um recurso utilizado pelas instituições participantes do Sisu ao longo do ano para preencher vagas que eventualmente não forem ocupadas na chamada regular.
A expectativa é que o MEC publique a retificação do edital do Sisu em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira (28).
Sisu 2025: mais de 260 mil vagas ofertadas
Nesta edição, o Sisu ofereceu 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação de 124 instituições públicas de ensino superior em todo o país. A maior parte das vagas está concentrada em universidades e institutos federais.
Criado em 2010, o Sisu é um programa do governo federal que visa democratizar o acesso ao ensino superior público no Brasil. A seleção dos estudantes é feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, seguindo o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência.
Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato diretamente com a instituição de interesse ou ligar para o atendimento do MEC pelo telefone 0800 61 61 61.
Por Fernando Átila