A nova sede do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará está prevista para ser concluída em 2026, com início das atividades acadêmicas em 2027. Durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a segunda etapa das obras, realizada nesta segunda-feira (27) em Fortaleza, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, trouxeram novidades sobre o projeto.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
As obras do campus, localizado na Base Aérea de Fortaleza, estão adiantadas. A primeira etapa, iniciada em setembro de 2024 e prevista para ser concluída em abril de 2025, já foi finalizada. O avanço permitiu a autorização para o início da segunda fase, que contempla investimentos de R$ 104 milhões e tem conclusão oficial prevista para dezembro de 2026.
![](https://revistacariri.com.br/wp-content/uploads/2025/01/segunda-etapa-obras-ita-ceara2.jpg)
Camilo Santana, no entanto, afirmou que a construtora responsável informou ser possível finalizar os trabalhos até março de 2026. O novo campus contará com 18.568,59 m² e será dividido em dois blocos principais:
• Bloco de alojamentos: Três pavimentos, capacidade para 84 alunos, incluindo quartos adaptados para pessoas com deficiência, além de salas de aula e de convivência.
• Bloco acadêmico: Três pavimentos com 14 laboratórios, oito salas de aula, dois auditórios, biblioteca, salas para professores, e espaços para eventos e exposições.
Também estão previstas reformas em estruturas da base aérea, incluindo prédios administrativos, hotel de trânsito, setor de saúde e outras instalações de apoio.
![](https://revistacariri.com.br/wp-content/uploads/2025/01/segunda-etapa-obras-ita-ceara-camilo-santana.jpg)
Novos cursos e edital para professores
A nova sede será a primeira do ITA fora de São Paulo e oferecerá dois cursos inéditos: Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas. Durante a cerimônia, o comandante Marcelo Kanitz anunciou que será realizado um concurso público para a contratação de aproximadamente 90 professores.
Antes de iniciarem suas atividades no ITA Ceará, os docentes aprovados passarão por uma formação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para se especializarem nos novos cursos oferecidos pela instituição.
![](https://revistacariri.com.br/wp-content/uploads/2025/01/segunda-etapa-obras-ita-ceara-elmano-de-freitas.jpg)
Primeiro vestibular
O primeiro vestibular do ITA Ceará ocorreu em outubro de 2024. Os alunos aprovados iniciarão as aulas em fevereiro de 2025 no campus de São José dos Campos (SP), onde cursarão os dois primeiros anos. A partir de 2027, os estudantes serão transferidos para o novo campus no Ceará para concluir a graduação.
Além dos cursos anunciados, o ITA Ceará planeja expandir sua oferta acadêmica com a introdução de um programa de pós-graduação e o curso de Bioengenharia. O investimento total no projeto é de R$ 180 milhões.
Por Nicolas Uchoa