As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começam nesta segunda-feira, 27 de maio, e se estendem até o dia 7 de junho. Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o login da conta gov.br para efetuar o cadastro.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Provas e taxa de inscrição
As provas do Enem 2024 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro. Os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 85, com vencimento até o dia 12 de junho. Vale destacar que os residentes do Rio Grande do Sul, devido à calamidade pública no estado, terão isenção da taxa de inscrição e um calendário de inscrições estendido, que ainda será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Resultados e isenção de taxa
Na última sexta-feira, 24 de maio, foram divulgados os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição e das justificativas de ausência no Enem 2023 para candidatos isentos que não compareceram às provas. Aqueles que tiveram seus pedidos aceitos não precisarão pagar a taxa de inscrição para o exame deste ano.
Participação dos treineiros
Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio também podem participar do Enem na condição de treineiros, com o objetivo de avaliar seus conhecimentos antes da conclusão da educação básica.
Para mais detalhes sobre o processo de inscrição e as datas importantes do Enem 2024, acesse o site oficial do Inep ou a Página do Participante.
Enem
Desde sua criação em 1998, o Enem se consolidou como a principal ferramenta de avaliação do desempenho escolar ao final da educação básica no Brasil. Além de servir como critério de ingresso em instituições de ensino superior públicas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), as notas do Enem são aceitas em instituições privadas e também em universidades de países de língua portuguesa que têm acordos com o Brasil.
Por Nicolas Uchoa