O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou, nesta quarta-feira (26), edital com 1.105 vagas para cursos superiores e técnicos em onze cidades.
Para os cursos técnicos são 680 vagas em cinco unidades. As inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos são para 2021.1. Há oportunidades em Acaraú, Aracati, Baturité, Paracuru e Sobral. As oportunidades contemplam áreas diversas, que incluem informática, redes de computadores, eletrotécnica, segurança do trabalho, guia de turismo, pesca, meio ambiente e outros.
O edital abrange as seguintes modalidades de cursos: concomitantes (ofertados a quem cursa o ensino médio tradicional e que, em outro turno, irá cursar o ensino técnico no Instituto Federal) e subsequentes (voltados para quem já concluiu o ensino médio). As inscrições seguem até o dia 4 de junho e serão realizadas exclusivamente pela internet. Não será cobrada taxa de inscrição para participação no processo seletivo.
Para se inscreverem, os candidatos deverão acessar os sistemas Q-seleção e eSolis, seguindo os procedimentos descritos no edital. O processo seletivo é composto de fase única (análise do histórico escolar). O quadro de vagas/campus, o edital completo e seus anexos você confere na página do processo seletivo.
Cursos superiores
Já para os cursos superiores são 425 vagas. O edital é para o Vestibular 2021.2. As oportunidades são para as unidades de Camocim, Itapipoca, Maranguape, Tabuleiro do Norte, Tianguá e Umirim. As inscrições acontecem de 28 de maio a 7 de junho, exclusivamente pela internet.
O vestibular será realizado em fase única, que consistirá na análise do boletim do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de uma das seguintes edições: 2018, 2019 ou 2020.
Além do curso superior tecnológico em gestão ambiental (30 vagas), a unidade de Camocim tem a oferta das licenciaturas em letras – português/inglês e química, com 30 vagas cada. A unidade de Itapipoca oferta as licenciaturas em física (35 vagas) e música (40). O campus de Maranguape tem 40 vagas para a licenciatura em física e outras 40 para matemática. Já Tabuleiro do Norte oferece 35 vagas para letras – português/inglês e suas respectivas literaturas.
Tianguá oferece 35 vagas na licenciatura em letras – português/inglês e outras 35 para o curso de física. O campus também oferece o bacharelado em ciência da computação, com 35 vagas. Umirim tem a oferta de 40 vagas para a licenciatura em letras – português/inglês e suas respectivas literaturas.
Para realizarem a inscrição, os candidatos deverão acessar os sistema Q-seleção e eSolis, seguindo os procedimentos descritos no edital. Não será cobrada taxa de inscrição.
Confira o edital e seus anexos na página do processo seletivo.
Fonte: G1 CE