Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Governo do Ceará certifica alunos e professores da primeira turma formada nos Centros Cearenses de Idiomas

Os CCIs buscam promover a expansão do universo curricular para além das unidades escolares, proporcionando a ampliação e o aprimoramento de novas formas de expressão linguística aos estudantes

28 de janeiro de 2021
Governo do Ceará certifica alunos e professores da primeira turma formada nos Centros Cearenses de Idiomas

(Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará)

PUBLICIDADE

Através de transmissão ao vivo pelas redes sociais, o Governo do Ceará certificou nesta quinta-feira (28) as primeiras turmas de estudantes e professores que concluíram os cursos de Inglês, Espanhol e Francês em 11 dos 13 Centros Cearenses de Idiomas (CCIs). Ao todo, 1.598 alunos e professores concluíram um idioma nas unidades localizadas em Fortaleza – Benfica, Sul, Papicu, Conjunto Ceará, Jóquei e Kennedy -; além de sedes em Crateús, Caucaia, Juazeiro do Norte, Itapipoca e Iguatu. Maranguape e Maracanaú, unidades mais recentes da lista, ainda não concluíram turmas.

(Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará)

O governador Camilo Santana ressaltou a importância da criação dos Centros Cearenses de Idiomas, fator essencial na qualificação dos jovens, aumentando inclusive suas possibilidades no mercado de trabalho. “Vivemos em um mundo conectado, é fundamental e um diferencial falar outro idioma, seja o inglês, o espanhol ou o francês. Nossos centros de idiomas não deixam a desejar a nenhum curso particular, temos um alto padrão de qualidade de ensino, instalações em shoppings centers, com fardamento e material escolar gratuito, para cursos de até três anos. Além disso, nossos melhores estudantes também podem conhecer outros países através do programa Estudar Fora, para fazer estágios fora do Brasil. Vamos aguardar um pouco, passando a pandemia nós já podemos executar esse programa de intercâmbio”.

Os Centros Cearenses de Idiomas, iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, buscam promover a expansão do universo curricular para além das unidades escolares, proporcionando a ampliação e o aprimoramento de novas formas de expressão linguística aos estudantes. Assim, pretende-se fortalecer e enriquecer o currículo dos alunos matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual, assim como seus professores.

(Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará)

Para a vice-governadora, Izolda Cela, são oportunidades como essa, para os alunos e professores, que fazem a diferença na vida dos cearenses. “Compartilho do sentimento de todos aqui presentes, vivemos um momento importante de investimento em educação, que é o centro de idiomas. Continuamos o nosso compromisso continuado de aperfeiçoar a educação no Ceará, com uma educação cada vez mais integral, que é fundamental para prepara-los aos desafios da fase adulta. Hoje estudar línguas não é mais acessório, mas fundamental”, disse.

10 mil beneficiados
Os Centros Cearenses de Idiomas podem atender cerca de 10 mil estudantes. Todos os Centros ofertam os cursos de inglês e espanhol, sendo que as sedes do Papicu, Benfica e Sul, em Fortaleza, oferecem também o curso de língua francesa.

(Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará)

Carga horária
Os cursos de Espanhol e Inglês têm duração de até três anos, divididos em seis módulos semestrais de 60h, totalizando 360h. O curso de Francês tem duração de um ano e meio, totalizando 180h. Há, ainda, ações pedagógicas voltadas ao acompanhamento do progresso do ensino e da aprendizagem, das habilidades alcançadas nos diferentes módulos ofertados nos cursos e ao acompanhamento individual do desempenho escolar obtido, que constarão no histórico escolar do estudante.

Da mesma forma que as aulas nas escolas estaduais não pararam durante a pandemia, os Centros Cearenses de Idiomas também continuaram com suas aulas remotas. Voltados para alunos matriculados em escolas públicas do Estado do Ceará, hoje são 13 centros, sendo seis em Fortaleza e outros sete no interior. Durante o evento virtual, alunas formandas emocionaram os presentes e a quem estava acompanhando de forma online ao discursarem seus agradecimentos em inglês, espanhol e francês. Ainda durante a transmissão ao vivo, o governador adiantou que pretende incluir as línguas de mandarim e o alemão no programa, e confirmou que já está prevista a construção de mais outros seis CCIs no Ceará, sendo que um deles está confirmado para Aracati.

“Talvez poucos Estados no Brasil, nesse momento de pandemia e de crise econômica, tem implementado novos investimentos. No Ceará continuamos investindo na educação, e temos uma política inovadora, onde os alunos recebem chips de conectividade para estudar. Além disso, hoje ainda sairá a licitação dos tablets para serem distribuídos aos estudantes, pois sabemos da importância do acesso à informação e da conectividade, por isso tornamos o acesso de chips e tablets como uma política permanecente”, finalizou Camilo Santana.

Revista Cariri Recomenda

Ceará Científico 2025 reúne mais de 600 estudantes e destaca pesquisa em meio à crise climática
Educação

Ceará Científico 2025 reúne mais de 600 estudantes e destaca pesquisa em meio à crise climática

4 de dezembro de 2025
Educação do Ceará ganha impulso com Carteira Nacional Docente e avanços da 3ª etapa do ITA
Educação

Educação do Ceará ganha impulso com Carteira Nacional Docente e avanços da 3ª etapa do ITA

3 de dezembro de 2025
UFCA abre seleção para 12 vagas de mestrado em Saúde da Família; confira edital
Educação

UFCA abre seleção para 12 vagas de mestrado em Saúde da Família; confira edital

2 de dezembro de 2025
UFCA publica edital para seleção do Mestrado em Administração
Educação

UFCA publica edital para seleção do Mestrado em Administração

30 de novembro de 2025
Próximos
Missa de sétimo dia da influencer Liliane Amorim será realizada em Juazeiro do Norte

Missa de sétimo dia da influencer Liliane Amorim será realizada em Juazeiro do Norte

Ceará passa de 298 mil casos de Covid-19 e chega a 9.568 óbitos pela doença

Ceará registra quase 370 mil casos de Covid-19 e tem 10.449 óbitos pela doença

Em outubro, exportações crescem 162% em Juazeiro do Norte em relação ao mesmo período de 2019

Geração de empregos no Ceará em 2020: nenhuma cidade do Cariri está no top 10

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Gripe K chega ao Brasil e OMS alerta para aumento de casos; veja sintomas e como se prevenir

  • Prefeitura do Crato abre seleção simplificada para contratação de professores temporários

  • Senado aprova PL da Dosimetria que reduz penas para condenados por atos golpistas

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat