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Governo do Ceará articula criação de 38 novos polos de educação a distância no estado; veja cidades beneficiadas

A meta é expandir o acesso à educação superior por meio do Plano de Universalização do Ensino Superior, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece)

9 de janeiro de 2025
Governo do Ceará articula criação de 38 novos polos de educação a distância no estado; veja cidades beneficiadas

(Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará)

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Um total de 38 municípios cearenses poderá se tornar polo de Educação a Distância (EaD) no Ensino Superior já em 2025, como parte de uma iniciativa do Governo do Ceará em parceria com os governos federal e municipal. A meta é expandir o acesso à educação superior por meio do Plano de Universalização do Ensino Superior, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

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Nesta quinta-feira (9), o governador Elmano de Freitas se reuniu com prefeitos e prefeitas das cidades selecionadas, no Palácio da Abolição, para alinhar a implementação dos polos. A iniciativa prevê a ampliação das vagas ofertadas até 2026, contemplando todos os 184 municípios cearenses.

Transformação no ensino superior
Segundo Elmano de Freitas, a criação dos polos EaD representa uma mudança significativa para a educação no estado.

“Estamos promovendo uma transformação definitiva no ensino superior no Ceará. Até 2026, cada município terá um polo de EaD, somado à expansão física e qualitativa das nossas universidades estaduais, com a convocação de mais de 500 novos professores concursados”, destacou o governador.

(Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará)

Os 38 novos polos se somarão aos 66 já existentes, ampliando as oportunidades de acesso à educação superior. Em 2024, foram ofertadas 18.430 novas vagas na modalidade EaD da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sendo 11.090 para graduação e 7.010 para pós-graduação.

Municípios contemplados

Entre os municípios com potencial para receber os novos polos estão:

• Aurora;
• Barreiras;
• Bela Cruz;
• Caririaçu;
• Cedro;
• Chorozinho;
• Coreaú;
• Cruz;
• Forquilha;
• Guaiúba;
• Guaraciaba;
• Ibiapina;
• Icapuí;
• Independência;
• Ipu;
• Irauçuba;
• Itaitinga;
• Itatiba;
• Jaguaruana;
• Jardim;
• Jijoca de Jericoacoara;
• Jucás;
• Marco;
• Massapé;
• Milagres;
• Morrinhos;
• Novo Oriente;
• Ocara;
• Paracuru;
• Paraipaba;
• Pentecoste;
• Pindoretama;
• Quixeré;
• Santana do Acaraú;
• São Benedito;
• Senador Pompeu;
• Tamboril;
• Uruburetama.

A meta é criar 81 novos polos até 2026, abrindo 8.100 vagas adicionais, com um investimento federal superior a R$ 21 milhões.

Alinhamento com demandas locais
Além de oferecer cursos de graduação e pós-graduação, os polos serão estratégicos para atender às vocações econômicas de cada região, formando profissionais alinhados às necessidades locais.

“Não é apenas garantir ensino superior. É formar pessoas que tenham condições de empregabilidade e perspectiva de futuro, conectadas às demandas econômicas de suas regiões”, ressaltou Elmano.

A expectativa é que cada polo oferte uma média de quatro cursos, totalizando 5.320 novas vagas. O investimento federal estimado é de R$ 79,8 milhões.

Inclusão
A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, destacou que a expansão da EaD é fundamental para democratizar o acesso ao ensino superior.

“A EaD permite que a educação superior seja mais acessível e flexível, encaixando-se na vida do cidadão cearense em todas as regiões do estado. Esses novos polos reforçam a política de interiorização da educação”, afirmou.

O processo de criação dos polos exige que os municípios apresentem estrutura adequada e documentação. Após a implantação, os polos serão avaliados periodicamente pela CAPES e pela Secitece para garantir qualidade e funcionamento.

(Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará)

Universidades participantes
A rede da UAB no Ceará conta com instituições como a Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade do Vale do Acaraú (Uva), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Por Fernando Átila

 

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