O governador do Ceará, Elmano de Freitas, foi um dos cinco governadores brasileiros homenageados pelo Senado Federal por sua contribuição à educação infantil pública e de qualidade. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (13), em Brasília, durante sessão presidida pelo senador Davi Alcolumbre. A comenda reconhece gestores que se destacam na alfabetização na idade certa.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
🏅 Reconhecimento nacional
Além de Elmano, também receberam a honraria os governadores:
• Clécio Luís (Amapá)
• Mauro Mendes (Mato Grosso)
• Rachel Lyra (Pernambuco)
• Romeu Zema (Minas Gerais)
“É um reconhecimento que pertence a todo o povo do Ceará, especialmente aos nossos educadores, que dedicam sua vida à missão mais nobre que existe: ensinar e garantir o direito de aprender de cada criança”, afirmou Elmano durante a solenidade.
📘 Programa que transformou a educação no Ceará
Na ocasião, Elmano destacou a importância do regime de colaboração entre Estado e municípios, especialmente através do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic), criado em 2007. Segundo ele, o programa é um legado construído ao longo de diferentes gestões.

“Esta homenagem simboliza um compromisso coletivo, que atravessa governos, gestões e gerações. Nossa trajetória nessa área é motivo de orgulho para todos nós. O sucesso alcançado é resultado do Paic, que hoje é um patrimônio do Ceará, construído com coragem, perseverança e cooperação”, completou Elmano, citando os ex-governadores do Ceará, Cid Gomes, Camilo Santana e Izolda Cela.
🏛️ Sobre a comenda
Esta foi a primeira edição da premiação, criada pela Resolução 8/2025 e proposta pelo senador Cid Gomes. A entrega da comenda será anual, em parceria com:
✅ Ministério da Educação (MEC)
✅ UNESCO
✅ Fundação Roberto Marinho
✅ Entidades do terceiro setor
A escolha dos premiados segue critérios técnicos baseados no Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa (IEA).
📊 Resultados do Ceará
O Ceará mais uma vez se destacou nacionalmente:
✅ 85% das crianças alfabetizadas na idade certa – melhor índice do país;
✅ Nove municípios alcançaram 100% de alfabetização;
✅ Melhor Ideb do Brasil nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental;
✅ 10 melhores escolas públicas do país nos anos iniciais são cearenses.

🗣️ Vozes na educação
O senador e ex-governador Cid Gomes enfatizou que, apesar dos avanços, a alfabetização é um desafio presente no Brasil. A comenda, portanto, tem o objetivo de estimular mais investimentos dos governos e reconhecer as boas práticas. “Iniciativas como essa vão contribuir para que mais dirigentes públicos brasileiros compreendam a importância de alfabetizar as crianças na idade certa. Esse é o grande desafio da educação”, frisou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também participou da solenidade e ressaltou o impacto das políticas cearenses: “Criamos o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, fruto da experiência do Ceará [com o Paic] e de outros estados. É um programa prioritário para o presidente Lula, com 100% de adesão dos estados e dos municípios, o que mostra o compromisso dos gestores com essa política importante”, afirmou o ministro.
Elmano reforçou que o avanço é fruto de planejamento: “Os resultados não são obras do acaso. São frutos de continuidade, cooperação e compromisso com a educação pública.”
Por Bruno Rakowsky










