Sete em cada dez estudantes brasileiros do ensino médio que usam a internet já recorrem a ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, como ChatGPT e Gemini, para realizar pesquisas escolares. O dado faz parte da 15ª edição da pesquisa TIC Educação, divulgada nesta segunda-feira (16) pelo Cetic.br, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
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Apesar da adesão crescente, apenas 32% dos estudantes afirmaram ter recebido orientação na escola sobre como utilizar essas tecnologias de forma responsável e segura.
📊 Crescimento do uso de IA na educação
• Entre alunos do ensino fundamental e médio, 37% já usam IA para buscar informações.
• Nos anos finais do fundamental, a proporção sobe para 39%.
• No ensino médio, o índice chega a 70%.
Segundo a coordenadora do estudo, Daniela Costa, o dado revela novas práticas de aprendizagem entre adolescentes: “Esses recursos exigem novas formas de lidar com a linguagem, curadoria de conteúdos e compreensão da informação e do conhecimento”.
Ela destacou que escolas já começam a adaptar práticas pedagógicas e a dialogar com pais sobre o uso de IA generativa.
🏫 Escolas e regras em debate
A pesquisa mostra que o tema já entrou nas pautas escolares:
• 68% dos gestores afirmaram ter feito reuniões com professores sobre o uso de tecnologias digitais.
• 60% se reuniram com pais e responsáveis para discutir o assunto.
• Regras sobre celulares e sobre ferramentas de IA já estão em debate em 40% das escolas.
📱 Celulares sob restrição
A coleta de dados coincidiu com a promulgação da Lei 15.100, de janeiro de 2024, que restringe o uso de celulares nas escolas.
• Em 2023, 28% das instituições proibiam totalmente o uso.
• Em 2024, a proporção subiu para 39%.
• A permissão parcial caiu de 64% para 56%.
A tendência foi mais forte em áreas rurais, escolas municipais e particulares. Além disso, a presença de internet em sala de aula nas particulares caiu de 70% em 2020 para 52% em 2024.
🌐 Conectividade cresce, mas desigualdades permanecem
O estudo aponta que 96% das escolas brasileiras têm acesso à internet, com avanços notáveis em:
• Escolas municipais: de 71% em 2020 para 94% em 2024.
• Escolas rurais: de 52% para 89% no mesmo período.
Entretanto, a disponibilidade de equipamentos ainda é desigual:
• Apenas 51% das escolas municipais têm computadores para atividades educacionais.
• Nas rurais, a presença de computadores caiu de 46% (2022) para 33% (2024).
👩🏫 Formação docente em queda
Outro ponto de destaque é a queda na formação de professores para o uso de tecnologia digital:
• Em 2021, 65% dos docentes participaram de algum curso.
• Em 2024, esse número caiu para 54%.
• Na rede municipal, a queda foi mais acentuada: de 62% para 43%.
Segundo Daniela Costa, capacitar os professores é fundamental para que orientem os estudantes no uso seguro, crítico e criativo da IA.
📌 A pesquisa ouviu 945 gestores, 864 coordenadores, 1.462 professores e 7.476 alunos de escolas públicas e privadas, rurais e urbanas, entre agosto de 2023 e março de 2024. Os resultados estão disponíveis no site da TIC Educação.
Por Nágela Cosme










