A partir do momento em que o participante entrega o cartão-resposta e a folha de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, surge a pergunta: como a nota final será calculada? No exame, a pontuação não depende apenas do número de acertos, mas também da coerência nas respostas dadas entre as 180 questões objetivas.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Para ajudar candidatos e o público a compreenderem esse cálculo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza o Guia do Participante – Entenda sua nota no Enem em seu portal. O documento detalha a metodologia de correção das provas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que mede a proficiência dos participantes em Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Como funciona a Teoria de Resposta ao Item (TRI)
A TRI utiliza cálculos para avaliar conhecimento e habilidade do participante, observando a coerência nas respostas. O modelo considera três variáveis (ou parâmetros) que definem os pesos das questões:
• Discriminação: diferencia participantes que dominam o conteúdo dos que não dominam.
• Dificuldade: quanto mais complexa a questão, maior seu valor.
• Acerto casual (chute): considera a chance de acerto sem domínio do conteúdo.
Na prática, duas pessoas com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes. Segundo Toshio Nakamura, diretor e professor de matemática do Colégio Galois, em Brasília, “a TRI prioriza a coerência: se um participante acerta uma questão difícil, mas erra uma fácil, sua nota tende a ser menor, pois há indício de chute no item complexo”.
Redação: critérios de correção
A correção da redação, uma dissertação argumentativa, é detalhada no documento do Inep A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante e o edital desta edição do exame detalham como serão corrigidas as dissertações argumentativas. A redação é avaliada em cinco competências, com nota entre zero e 200 pontos cada:
1. Domínio da norma culta da língua portuguesa.
2. Compreensão do tema proposto.
3. Organização e desenvolvimento de ideias.
4. Coesão e coerência textuais.
5. Proposta de intervenção, respeitando direitos humanos.
A nota final resulta da soma dos pontos em cada competência, e em caso de discrepância significativa entre as notas de dois corretores, a redação é encaminhada a um terceiro avaliador.
Divulgação dos resultados
Os gabaritos oficiais das provas objetivas estarão disponíveis no portal do Inep a partir de 20 de novembro. O resultado final do Enem 2024 será divulgado em 13 de janeiro de 2025 na página do participante. A pontuação poderá ser acessada na página do participante, via portal Gov.br.
Por Nicolas Uchoa (Com informações da Agência Brasil)