O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 registrou apenas 12 participantes com nota máxima na redação, alcançando a pontuação mil, de acordo com os resultados divulgados nesta segunda-feira (13). Entre os destaques, apenas um estudante veio de escola pública, representando Minas Gerais. Os demais candidatos com nota máxima são dos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou o lançamento de um prêmio destinado a reconhecer os esforços de melhoria na educação básica no Brasil, com base nos resultados do Enem.
“Em breve, vamos detalhar as categorias de reconhecimento por município, estado, rede de ensino e escola. Essa iniciativa busca valorizar os esforços na busca por maior qualidade da educação em todo o país, além de oferecer mais transparência sobre os resultados”, afirmou Camilo.
Aumento na média de redação
Outro dado relevante foi o aumento na nota média da redação do Enem 2024, que chegou a 660 pontos, 15 a mais que a média registrada na edição anterior, em 2023. “Esse aumento na proficiência é significativo e mostra avanços na preparação dos estudantes”, avaliou o ministro.
Sobre o Enem
O Enem é a principal avaliação educacional do Brasil, utilizada como porta de entrada para o ensino superior em universidades públicas, privadas e internacionais. Além disso, os resultados são base para programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Por Heloísa Mendelshon