Um total de 633 estudantes de escolas públicas do Ceará alcançou notas entre 950 e 1.000 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, consolidando o estado como líder entre as redes públicas brasileiras nos resultados do exame. Desses, 32 estudantes obtiveram pontuações superiores a 980 pontos, enquanto 631 ficaram entre 950 e 980. A rede privada cearense também registrou uma nota mil, a pontuação máxima.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (13), em Brasília, em coletiva realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O evento contou com a presença do ministro Camilo Santana e do presidente do Inep, Manuel Palácios.
Destaques nacionais
No Brasil, 12 estudantes alcançaram a pontuação máxima na redação do Enem 2024. Entre eles, apenas um é oriundo de escola pública, localizado em Minas Gerais.
A edição do Enem 2024 registrou aumento significativo na participação de estudantes, com 4.325.960 inscrições confirmadas e mais de 3 milhões de participantes. A taxa de ausência também diminuiu em comparação com 2023.
Segundo o ministro Camilo Santana, o crescimento no número de inscritos está ligado a iniciativas como o programa Pé-de-Meia, que oferece um bônus aos alunos regularmente matriculados no terceiro ano do Ensino Médio que realizam o exame. “Saímos de 58% para 94% de alunos inscritos no Enem, o que representa um avanço importante”, destacou o ministro.
Próximas etapas para ingresso no ensino superior
O ministro também confirmou o cronograma para os processos seletivos que utilizam as notas do Enem:
• Sistema de Seleção Unificada (SiSU): inscrições de 17 a 21 de janeiro;
• Programa Universidade para Todos (Prouni): inscrições de 24 a 28 de janeiro;
• Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies): inscrições a partir de 4 de fevereiro.
As notas individuais do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante, acessível por meio do login Gov.br.
Por Bruno Rakowsky