A rede pública estadual de educação do Ceará passa a contar com 635 novos professores, a partir deste mês. A posse dos convocados, integrantes do cadastro de reserva de concurso da Secretaria da Educação, ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), em solenidade realizada no Teatro José de Alencar, com a presença do governador Elmano de Freitas, entre outras autoridades.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
No total, 435 escolas, distribuídas em 165 municípios, serão beneficiadas pela convocação dos novos professores, cujo começo do exercício profissional está marcado para o início do ano letivo, na segunda-feira (29), com a participação na Jornada Pedagógica, promovida pelas escolas da rede pública estadual. Os empossados possuem grau superior em nível de licenciatura plena e irão atuar nas 13 disciplinas do Ensino Médio, mais a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, exercerão atividades relacionadas à base diversificada do currículo, tais como: Projeto Professor Diretor de Turma, Núcleo Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTTPS), disciplinas eletivas (nas Escolas Estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral – EEMTI) e em outros componentes curriculares.
Elmano de Freitas parabenizou os novos professores lembrando que eles participaram de um concurso muito difícil, “exigente”, segundo ele, em que menos de 10% dos participantes foram aprovados. “Mas é isso mesmo que nós queremos: nós queremos vocês, os melhores dos melhores”, afirmou. Lembrando ser filho de uma professora aposentada, destacou que “a educação é o caminho para transformar os nossos jovens e para que tenhamos jovens, cada vez mais. preparados e com elevado nível cultural e crítico, preparados para o mundo do trabalho e para a sua relação com a sociedade; para que seus valores sejam valores libertários e não reproduzam práticas existentes na sociedade, que trazemos da escravidão e que precisamos superar para termos uma sociedade que respeita o proóximo, que respeita o outro”.
Nas palavras do governador, a educação é o “carro-chefe”, não apenas do Governo, mas para o desenvolvimento do País, porque somente por meio dela é que os jovens poderão superar preconceitos, a violência contra mulheres, o autoritarismo e o racismo, entre outras questões que permeiam a sociedade atual. “Eu tenho certeza que é na escola que temos o ambiente mais plural que podemos ter, com pensamentos diversos, e onde somos chamados a colaborar, para que a junção do nosso pensamento e do nosso esforço, dê aos nossos jovens a melhor oportunidade que eles possam ter, para crescer como pessoas, como profissionais e como filhos”, pontuou.