O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta quarta-feira (9) o pagamento de uma gratificação no valor de R$ 2 mil para todos os diretores das escolas públicas estaduais. O comunicado foi feito durante participação virtual no Seminário de Diretores(as) 2025 – Gestão Escolar para Equidade: Transformar as Aprendizagens e Reduzir as Desigualdades, realizado no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A gratificação será paga a partir de julho e, segundo o governador, representa uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos gestores escolares em todo o estado.
“Essa é mais uma iniciativa em prol da educação pública cearense e um reconhecimento ao trabalho que todos vocês têm realizado com tanto êxito. Meu muito obrigado pela dedicação que cada um tem, pois há um compromisso verdadeiro com os nossos jovens e com o nosso povo cearense”, afirmou Elmano.
Vale-livros também para diretores
Outra novidade anunciada por Elmano foi a entrega de vale-livros também aos diretores. A medida complementa a iniciativa revelada na última sexta-feira (4), quando o governador confirmou que professores da rede pública também receberão os cartões para compra de livros.
O benefício poderá ser utilizado durante a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, também realizada no Centro de Eventos do Ceará. A ideia, segundo o governador, é valorizar o acesso à cultura e à literatura tanto para os educadores quanto para os gestores escolares.
“É uma ação importante para a promoção da literatura e da cultura. Após a distribuição para os professores, nada mais justo do que os nossos diretores também terem acesso a essa condição”, destacou.
Seminário discute equidade e aprendizagem
O seminário, que segue até esta quinta-feira (10), reúne cerca de 1.000 profissionais, entre diretores escolares, coordenadores da sede da Secretaria da Educação (Seduc), representantes das Credes/Sefor e técnicos. O objetivo é fortalecer o papel dos diretores e diretoras na busca por uma gestão escolar mais equitativa, que contribua para melhorar a aprendizagem dos estudantes e reduzir desigualdades.
Realizado pela Seduc, em parceria com o Instituto Unibanco, o evento propõe uma reflexão profunda sobre os desafios da gestão escolar e a importância da liderança educacional em um contexto de transformação e justiça social.
Por Bruno Rakowsky