Os cursos de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), nos campi de Crato (São Miguel) e Iguatu, na região Sul, foram reconhecidos entre os melhores do Brasil pelo ranking da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com isso, a instituição recebeu novamente o prestigiado Selo OAB Recomenda, em sua 8ª edição. Este selo de qualidade premia as instituições de ensino superior que se destacam nos índices de aprovação no Exame de Ordem ao longo dos últimos três anos.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Divulgando a avaliação dos cursos de Direito há 25 anos, a OAB recomenda apenas 10% dos 1.900 cursos existentes no Brasil. Nas últimas duas décadas, o número de cursos de Direito no país aumentou em 1.000%, com mais de 700 mil alunos matriculados atualmente. Neste ano, 198 cursos de Direito de todas as regiões do Brasil foram contemplados na avaliação.
O curso de Direito no campus São Miguel, em Crato, celebra 51 anos de história, formando profissionais que atuam em diversas áreas do direito em todo o Brasil. A Faculdade de Direito do Crato foi fundada em 1968 como parte da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e, posteriormente, se consolidou junto com outros cursos do Crato para formar a Universidade Regional do Cariri em 1986. O curso de Direito do campus de Iguatu, por sua vez, vem sendo avaliado pelo Selo OAB Recomenda desde a sua criação, sempre obtendo a recomendação.
O Selo de Qualidade da OAB é concedido com base nos resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e do Exame de Ordem, com o objetivo de estimular uma formação cidadã dos futuros profissionais do sistema de Justiça.
Instituído em 1999, o Selo de Qualidade OAB faz parte das ferramentas utilizadas pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB) para garantir a qualidade do ensino jurídico no Brasil. A Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB, a Comissão Nacional de Educação Jurídica, a Comissão Nacional de Exame de Ordem e a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado lideram essa iniciativa.
Na avaliação do Enade realizada no ano passado, os cursos de Direito da URCA nos campi São Miguel, em Crato, e Iguatu, receberam nota 4. O Enade é um componente crucial na avaliação dos cursos superiores no sistema federal de educação, correspondendo a cerca de 55% do Conceito Preliminar de Curso (CPC), uma das modalidades de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Por Nicolas Uchoa