O estado do Ceará oficializou nesta sexta-feira (11) a entrega de 113 novos ônibus escolares, parte do Programa Caminho da Escola, com investimento total de R$ 51,9 milhões, financiados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A solenidade de entrega contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, do ministro da Educação, Camilo Santana, e outras autoridades.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Os novos veículos atenderão 113 municípios cearenses, beneficiando diretamente 13.560 estudantes, principalmente aqueles do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que residem em áreas rurais.
Durante o evento, o governador Elmano de Freitas destacou a importância da iniciativa para garantir acesso à educação de qualidade às crianças que vivem em áreas mais distantes. “Eu, que cresci no interior do Ceará, vendo crianças andarem quilômetros para chegar à escola, tenho a felicidade de dizer que isso é coisa do passado. Hoje, nossas crianças vão em ônibus escolares, com dignidade, e prontas para aprender.”
O presidente Lula também reforçou o impacto social positivo do programa. “Esses ônibus representam a chance de dar oportunidade às crianças e jovens das áreas rurais. Sei o quanto é difícil andar quilômetros para chegar à escola. Com esses veículos, estamos cumprindo nossa obrigação de cuidar do povo brasileiro,” afirmou o presidente, que relembrou suas próprias dificuldades de acesso à educação durante a juventude.
Os veículos entregues são de última geração, com 29 inovações em relação aos modelos anteriores, incluindo poltronas acessíveis, entradas USB, ar-condicionado, Wi-Fi e rastreamento por GPS. O ministro da Educação, Camilo Santana, natural do Crato, comentou sobre a relevância desse investimento: “Tenho orgulho de ver a educação recebendo a atenção necessária. Entregamos 1.500 ônibus em todo o Brasil, e aqui no Ceará, são 113. Esses investimentos mudarão o futuro dos jovens.”
Criado em 2007, o Programa Caminho da Escola tem como principal objetivo garantir o transporte seguro e acessível a estudantes que residem em áreas de difícil acesso. O Ministério da Educação (MEC) estima que apenas em 2024 o programa atenderá cerca de 147 mil estudantes, com 1.500 ônibus entregues em todo o país. Até 2026, a meta é distribuir 3 mil novos veículos escolares, com um investimento total de R$ 1,5 bilhão.