O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quarta-feira (2), a construção de 39 novas escolas de tempo integral no Ceará. Com investimento de R$ 446,81 milhões, as unidades serão implantadas em 37 municípios, fortalecendo o compromisso do Estado com a ampliação do ensino em tempo integral.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“Vamos garantir que todos os jovens cearenses estudem em escola de tempo integral. Não estamos falando de prédio, mas de mudar a vida das pessoas”, declarou o governador.

Os recursos são provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Do total de novas unidades, 33 serão Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) e seis serão Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs).
Impacto na qualidade da educação
75% da rede estadual já funciona em tempo integral, atendendo 175.366 alunos em 513 escolas. A meta do Estado é atingir 100% da rede estadual no modelo de tempo integral até 2026, com a construção de 138 novas unidades e um investimento total superior a R$ 1,5 bilhão.
Segundo Elmano de Freitas, estudos do Banco Mundial apontam que estudantes de escolas integrais apresentam melhores índices de rendimento e aprendizagem.
O Ceará ocupa a terceira posição entre as melhores redes públicas do Brasil no Ensino Médio, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023.

Infraestrutura moderna
Cada nova escola contará com uma estrutura moderna e adequada para o ensino em tempo integral, incluindo:
Salas de aula amplas e equipadas
Bibliotecas
Laboratórios científicos e tecnológicos
Quadras poliesportivas cobertas
Por Bruno Rakowsky