Desde o lançamento em julho, o programa Voa Brasil comercializou aproximadamente 10,4 mil passagens aéreas para 68 destinos em todo o país. O programa oferece bilhetes a R$ 200 por trecho, além das taxas de embarque, exclusivamente para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não tenham viajado nos últimos 12 meses.
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O Voa Brasil disponibilizou 3 milhões de bilhetes para 23 milhões de aposentados, mas até agora, as passagens vendidas representam apenas 0,34% dessa oferta. Apesar do número inicial, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) considera que o programa está em fase de expansão. Segundo a pasta, a plataforma do Voa Brasil já recebeu mais de 150 mil acessos de aposentados interessados.
O programa não envolve subsídio do governo federal, funcionando com base na oferta livre das companhias aéreas participantes, que ajustam a quantidade de assentos conforme a demanda e a ocupação dos voos.
Destinos mais procurados
Entre os destinos mais requisitados, São Paulo lidera com 2.918 passagens vendidas, seguido pelo Rio de Janeiro (963 bilhetes). No Nordeste, Fortaleza (CE) foi o principal destino, com 922 passagens. Recife (PE) também figura entre os mais populares, com 775 bilhetes vendidos.
Cerca de 45% dos voos do Voa Brasil foram para o Sudeste, enquanto 40% dos destinos se concentraram no Nordeste. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, a distribuição das viagens para quase 70 destinos diferentes indica que os aposentados estão aproveitando para viajar para locais além dos grandes centros urbanos.
Como participar
Os aposentados interessados devem acessar o site do programa se utilizando do gov.br com uma conta de perfil ouro ou prata. As companhias aéreas participantes disponibilizam voos para todos os estados, e os passageiros podem encontrar passagens com tarifas reduzidas, principalmente em dias de menor procura, como de terça a quinta-feira, e fora da alta temporada.
Os bilhetes vendidos pelo programa incluem uma bagagem de mão de até 10 quilos, além de uma mochila ou bolsa pequena. O limite de R$ 200 por trecho não cobre as tarifas de embarque, que variam de acordo com o aeroporto.
Expansão
O Ministério de Portos e Aeroportos já planeja lançar a segunda fase do programa no primeiro semestre de 2025, com a ampliação do benefício para estudantes de instituições públicas. O governo espera que essa etapa do programa continue a utilizar assentos disponíveis em voos com baixa ocupação, permitindo que mais brasileiros tenham acesso a viagens aéreas com tarifas reduzidas.
A gestão e escolha dos assentos e rotas oferecidas no programa são de responsabilidade exclusiva das companhias aéreas, e o governo federal não interfere nesse processo, tampouco solicita pagamentos via PIX.
Por Aline Dantas