O varejo comum cearense registrou uma alta de 9,1% no primeiro trimestre deste ano, comparado a igual período de 2023. O dado foi publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O desempenho estadual foi superior ao nacional, que obteve alta de 5,9%.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Quando a comparação é feita com o quarto trimestre de 2023, o crescimento no varejo comum do Ceará é de 7,7%. Neste recorte, fica também acima da média brasileira, que teve uma aceleração de 1,3%.
O trabalho é do analista de Políticas Públicas do Ipece, Alexsandre Lira Cavalcante. De acordo com ele, as vendas do varejo ampliado cearense também registraram alta de 6,9% no acumulado do primeiro trimestre de 2024. No trimestre imediatamente anterior, a alta de 11,9%. Já o varejo ampliado nacional a aceleração foi de 2,3% no quarto trimestre de 2023 e 4,6% no primeiro trimestre deste.
Desempenho em março
As vendas do varejo comum cearense registraram alta de 8,8% em março de 2024 quando comparado a março do ano anterior, ficando também acima da alta de 5,7% verificada no Brasil. “Com esse desempenho, o setor registrou a 26ª alta mensal consecutiva, desde fevereiro de 2022, revelando uma trajetória mensal persistente de crescimento nas vendas do varejo comum estadual”, frisa Alexsandre Liara.
Já o varejo ampliado cearense registrou crescimento 2,8% em março deste ano, comparado ao mesmo mês de 2023. É o 11º mês consecutivo de crescimento contínuo. No âmbito nacional, foi verificada queda de 1,5% na mesma comparação.