Termina na próxima terça-feira (20) o prazo para que as empresas façam o pagamento da segunda parcela do 13º salário. O valor a ser recebido por cada trabalhador varia conforme o salário bruto e o tempo de atuação na empresa. Diferente da primeira parcela, a segunda metade do benefício tem descontos de INSS e imposto de renda.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Por causa desses descontos, o valor costuma ficar menor que o recebido pelos trabalhadores na primeira parcela, creditada no último dia 30 de novembro. Como o dinheiro é pago a cinco dias do natal, é comum que as pessoas utilizem parte do valor para compras de presentes, mas é preciso saber dosar na medida para usar bem o dinheiro e não entrar o ano novo com dívidas.
“O décimo terceiro não pode ser visto como presente ou bônus. Não se deve gastar apenas em compras e lazer. Antes de se decidir o que fazer é preciso que você faça uma análise das suas contas, apesar do 13° ser um dinheiro extra no orçamento você deve usá-lo com prudência, colocando ele como uma chance de colocar as contas em dia para que o novo ano possa começar com orçamento mais tranquilo”, explica o educador financeiro Victor Lourenço.
Na hora de adquirir os presentes, o especialista aconselha priorizar o pagamento à vista e mesmo que o trabalhador opte pelo cartão deve usá-lo com consciência.
“Não se deixe levar pela pressão do consumo, os seus gastos devem ser condizentes com a sua condição financeira. Procure sempre optar para o pagamento à vista, mas se caso for usar o cartão de crédito procure entender o seu limite para que você não possa se complicar futuramente”, orienta Victor.
Outra dica importante é usar o dinheiro da 2ª parcela do décimo para o pagamento de dívidas ou antecipar parcelas de financiamentos. E se ainda sobrar grana, fazer um investimento pode garantir um bom retorno a longo prazo, segundo o educador financeiro.
“O décimo terceiro é um dinheiro ideal para investimento, pois ele é um rendimento extra que está fora do orçamento de todo mês. Você pode investir em fundo de renda fixa, fundos imobiliários, ações e também LCI que vem ganhando popularidade pois está sendo usado por instituições financeiras”, finaliza.
Como calcular a 2ª parcela do 13º
A primeira parcela do décimo terceiro não possui nenhum desconto e pode ser calculada pela metade do último salário bruto recebido, normalmente o de novembro — ou seja, a remuneração registrada na carteira, sem descontar Imposto de Renda e INSS — ou proporcional aos meses trabalhados na empresa.
Já a segunda parcela do décimo terceiro salário sofre desconto de INSS e Imposto de Renda. Usando nossa calculadora de salário líquido você chegará no resultado. Mas vamos te ensinar a fazer a conta e entender a lógica.
Primeiro, calcule o desconto do INSS, pois você vai precisar desse valor para calcular o desconto do Imposto de Renda.
Para calcular esses descontos, novamente, utilize o último salário bruto recebido, de novembro — ou seja, a remuneração registrada na carteira — ou proporcional aos meses trabalhados na empresa. Para fazer o cálculo do 13º proporcional, divida o seu salário bruto por 12 e multiplique o resultado pelo número de meses em que trabalhou.
Fonte: g1 CE