O contribuinte que quiser preencher a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 já pode baixar o programa gerador. É que a Receita Federal antecipou a liberação do programa, prevista para sexta-feira, dia 15, quando se inicia o prazo de entrega das declarações.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Os contribuintes com conta Gov.br níveis outro e prata terão a possibilidade de preencher o documento com a pré-preenchida, como explica o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca.
A declaração pré-preenchida traz informações como rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, que são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos. Para evitar erros, é importante verificar se as informações estão corretas antes do envio.
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda começa às 8 horas da manhã da próxima sexta-feira (15) e vai até 31 de maio.
A Receita espera receber 43 milhões de declarações.
Quem não entregar dentro do prazo, pode ter que pagar multa mínima de R$ 165,74 com valor máximo correspondente a 20% do Imposto sobre a Renda devida.
Prazo da declaração do Imposto de Renda 2024
O último dia para entrega da declaração é 31 de maio.
De acordo com o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, o auditor-fiscal José Carlos Fonseca, a antecipação do download do programa dá ao contribuinte a possibilidade de buscar as informações necessárias para a declaração com antecedência e, se for o caso, levantar documentações que possam ser necessárias.
Como baixar o programa do Imposto de Renda 2024?
O contribuinte pode acessar o site para download da Declaração do IR 2024 neste link. A declaração também poderá ser feita online, na página “Meu Imposto de Renda”, acessando o portal e-CAC.
O programa poderá ser baixado também em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS.
Por Nicolas Uchoa