A Receita Federal abriu a consulta ao lote residual de restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) referente ao mês de novembro. A medida contemplará 556.685 contribuintes entre os grupos prioritários e não prioritários.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• YouTube
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O crédito aos contribuintes serão disponibilizados no dia 30 de novembro, totalizando o repasse de R$ 1,2 bilhão. Do total, R$ 607.928.834,99 serão transferidos aos contribuintes com prioridade legal, sendo que 15.889 contribuintes são idosos acima de 80 anos.
“Outros 115.654 são contribuintes com idades entre 60 e 79 anos, 10.306 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave e 47.774 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 367.062 contribuintes não prioritários”, explicou a Receita Federal em nota.
Como saber se a restituição está disponível?
O contribuinte deve entrar no site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, na sequência, “Consultar a Restituição”. Nesta aba, a pessoa poderá fazer uma consulta simplificada ou completa do status da declaração através do extrato de processamento.
Em caso de pendências, o contribuinte poderá retificar a declaração para corrigir as informações que podem estar incorretas.
E se a restituição não cair?
Se os dados estiverem corretos, a restituição será feita na conta bancária que o contribuinte assinalou na Declaração do Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação da chave PIX. Se o valor não for disponibilizado será possível resgatá-lo em até um ano no Banco do Brasil.
O contribuinte poderá reagendar a disponibilização do crédito de valores pelo site do banco ou entrando em contato com o BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Se o resgate da restituição não for realizado em um ano, o contribuinte poderá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, entrando no menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicando no ícone “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: UOL