A partir desta sexta-feira (28), todas as instituições financeiras serão obrigadas a oferecer a opção de Pix por aproximação, permitindo que pagamentos sejam realizados sem a necessidade de digitar a senha bancária. A medida vale, neste momento, apenas para dispositivos com sistema operacional Android.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A nova funcionalidade permitirá que o usuário apenas aproxime o celular de uma maquininha de cartão para concluir a transação, utilizando a tecnologia Near Field Communication (NFC). Para compras online, o pagamento poderá ser finalizado com um único clique, sem precisar escanear QR Codes ou usar a função “Copia e Cola”.
O valor máximo permitido por transação será de R$ 500, mas os clientes poderão ajustar esse limite e definir um teto diário para o uso da funcionalidade.
Semelhança com cartões por aproximação
O Pix por aproximação segue o mesmo princípio do pagamento por aproximação já consolidado para cartões de crédito e débito. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em setembro de 2023, 65% das transações presenciais no Brasil foram feitas dessa forma.
Até agora, o recurso estava em fase de testes. Entre as instituições que participaram da implementação estão Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, C6, Itaú, PicPay e Santander. Além disso, 12 empresas de maquininhas de cartão já fecharam parceria com o Google para a oferta do serviço, incluindo Cielo, Getnet, Mercado Pago, Rede (Itaú) e Stone.
Exclusividade do Google Pay no Brasil
Para viabilizar o Pix por aproximação, as instituições financeiras deverão integrar o serviço ao Google Pay, que, até o momento, é a única carteira digital cadastrada como iniciadora de pagamento no Banco Central (BC). Isso significa que a tecnologia não estará disponível para usuários de iPhone (Apple Pay) e Samsung Pay, pois essas plataformas ainda não têm registro junto ao BC.
Atualmente, Bradesco e Banco do Brasil já oferecem o recurso dentro de seus próprios aplicativos. A expectativa é que outros bancos adotem a funcionalidade nos próximos dias.
Como habilitar o Pix por aproximação
No Google Pay
1. Ativar a tecnologia NFC no celular em Configurações > Conexões ou Dispositivos conectados;
2. Abrir o aplicativo Carteira do Google;
3. Clicar em “Adicionar à carteira” e selecionar “Cartão de pagamento”;
4. Escolher “Novo cartão de débito ou crédito” e seguir as instruções.
Para pagar com carteira digital
1. Pedir ao estabelecimento o pagamento via Pix por aproximação;
2. Aproximar o celular desbloqueado da maquininha com QR Code;
3. Confirmar a transação na tela do celular e autenticar com senha, impressão digital ou reconhecimento facial.
Para pagar pelo aplicativo do banco
1. Abrir o app da instituição financeira e selecionar “Pix por aproximação”;
2. Aproximar o celular da maquininha com QR Code;
3. Confirmar a transação conforme instruções do aplicativo.
Vale destacar que as regras podem variar entre os bancos. No caso do Banco do Brasil, por exemplo, transações acima de R$ 200 exigirão a digitação da senha bancária.
Por Aline Dantas










