O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta sexta-feira (13) que o Produto Interno Bruto (PIB) do estado deverá crescer 5,5% em 2024, superando a média nacional, estimada em 3,3%. O anúncio foi feito durante um encontro com empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza, onde também foram destacadas ações estratégicas do governo ao longo do ano.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
De acordo com o governador, os resultados refletem um cenário de avanços econômicos e sociais no Ceará. “Temos uma taxa de desemprego menor que a média do Nordeste e um crescimento econômico acima da média brasileira. Isso demonstra que as correções que fizemos foram acertadas. Esse é o caminho certo. Estou animado e sei que colheremos muitos frutos nos próximos anos”, afirmou Elmano.
Medidas para o desenvolvimento
Durante o evento, Elmano assinou documentos que reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável e econômico do estado, incluindo:
• Projeto Crédito Verde: Proposta de lei voltada ao incentivo à geração de energia elétrica a partir de fontes eólicas.
• Prorrogação do ICMS para produtos lácteos: A isenção do imposto será estendida por mais um ano.
• Termo de cooperação com a Fiec: Parceria entre a Federação das Indústrias e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) para internacionalizar empresas cearenses.
“O desenvolvimento econômico do Ceará é resultado do esforço do povo cearense de mãos dadas com o setor público, privado e a Academia. Estamos caminhando para alcançar o menor índice de desemprego da história do estado”, destacou o governador.
Balanço positivo
Elmano também apresentou um balanço dos dois primeiros anos de sua gestão, ressaltando os avanços em áreas estratégicas e os investimentos realizados. “Tenho um balanço muito positivo, mas sei que podemos melhorar. Temos entregas em todas as áreas do governo, mas sempre precisamos buscar aperfeiçoamento”, disse.
Entre os destaques, o governador citou os R$ 3,615 bilhões de investimentos realizados em 2024, o segundo maior volume desde 2003, além da manutenção da melhor nota de equilíbrio fiscal do Brasil.
“Seguiremos fortes para que o Ceará continue avançando”, concluiu Elmano de Freitas.
Por Fernando Ávila