O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará registrou crescimento de 6,67% no terceiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, um desempenho superior ao do Brasil, que avançou 4% na mesma base de comparação. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (16) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Comparado ao segundo trimestre de 2024, o PIB cearense cresceu 0,42%, enquanto o nacional avançou 0,9%. A previsão para o fechamento do ano é de um crescimento de 5,57% no estado, também acima da estimativa nacional, que é de 3,39%.
“O desempenho do PIB demonstra que o Ceará está no caminho certo, com políticas voltadas para o desenvolvimento econômico, geração de emprego e melhoria da qualidade de vida da população”, avaliou o governador Elmano de Freitas.
Crescimento acima de estados vizinhos
O avanço de 6,67% do PIB cearense no terceiro trimestre também superou os resultados de estados vizinhos, como Bahia (3,6%) e Pernambuco (4,9%). No acumulado dos últimos quatro trimestres, o Ceará apresentou alta de 6,41%, frente a 3,1% da média nacional.
Setores impulsionam crescimento
O setor agropecuário foi o destaque da economia cearense, com crescimento de 18,56% em relação ao terceiro trimestre de 2023, contrastando com a retração de 0,8% registrada no Brasil. A indústria cearense também apresentou desempenho expressivo, com alta de 12,48%, enquanto o setor de serviços cresceu 4,2%.
Na comparação com o segundo trimestre de 2024, o crescimento do PIB cearense foi impulsionado principalmente pela indústria, que avançou 2,69%, bem acima da média nacional (0,6%). O setor de serviços registrou alta de 0,58%, e a agropecuária teve retração de 1,51%, em linha com o recuo nacional (-0,9%).
Evolução
Desde o início de 2024, as previsões de crescimento do PIB cearense foram sendo revisadas para cima. A estimativa inicial era de 1,91%, passando para 2,31% em março, 3,16% em junho e 4,41% em setembro, superando consistentemente as projeções nacionais ao longo do ano.
Durante a apresentação dos resultados, o diretor-geral do Ipece, Alfredo Pessoa, destacou que os dados refletem o sucesso das medidas econômicas implementadas pelo governo estadual. “O crescimento do PIB demonstra a firme trajetória de desenvolvimento econômico do Ceará, criando novas oportunidades e fortalecendo nossa economia”, afirmou.
O cálculo do PIB cearense é realizado pela Diretoria de Estudos Econômicos do Ipece, com a colaboração de analistas e especialistas, utilizando metodologia integrada com as Contas Regionais do IBGE.
PIB como indicador de tendências
Além do Ceará, outros dez estados brasileiros calculam o PIB trimestralmente como um indicador de curto prazo para monitorar tendências econômicas. Apesar de preliminares, os resultados fornecem informações essenciais para a formulação de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento.
Por Aline Dantas