O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará fechou o ano de 2024 com um crescimento de 6,49%, quase o dobro da média nacional, que foi de 3,4%. O dado foi divulgado pelo governador Elmano de Freitas nesta quarta-feira (26), por meio das redes sociais.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O desempenho da economia cearense no último ano foi o melhor desde 2010 e o quarto maior desde 2003. O avanço foi impulsionado principalmente pelos setores de Agropecuária (25,16%) e Indústria (10,65%), enquanto o setor de Serviços registrou 4,28% de crescimento.
“O Ceará desponta como um estado que cresce economicamente. Crescer o PIB significa ampliar a produção de tudo o que o Ceará fabrica. Com mais produção, as empresas contratam mais trabalhadores, investem em tecnologia e infraestrutura. Isso gera mais produtividade, empregos e oportunidades para o nosso povo.” — destacou Elmano de Freitas.
Investimentos impulsionam crescimento
O governador também ressaltou o papel dos investimentos públicos para o desenvolvimento econômico do estado.
“Em 2024, tivemos o maior investimento nominal da história do Ceará, chegando a quase R$ 4 bilhões. Esse valor foi destinado a obras, estradas, escolas e hospitais, movimentando a economia e gerando empregos.” — completou.
Turismo e Indústria fortalecem economia
O setor de Serviços, que inclui o turismo, também tem sido um dos pilares do crescimento cearense. Um dos destaques é a nova rota internacional anunciada na última terça-feira (25), que ligará Fortaleza a Madri (Espanha).
“A companhia aérea Iberia decidiu operar voos entre Fortaleza e Madri, e as passagens já estão à venda. Isso representa mais um avanço na nossa conexão com a Europa e mais oportunidades para o turismo e os negócios no Ceará.” — afirmou o governador.
Outro fator de impacto positivo na economia estadual foi a oficialização da concessão de incentivos fiscais para o Polo Automotivo do Ceará. O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC), publicou a certidão no Diário Oficial da União, garantindo a viabilidade do projeto.
Localizado no município de Horizonte, o complexo industrial terá um investimento inicial de R$ 400 milhões e deve gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos ao longo dos anos.
“Estamos falando de um projeto de veículos elétricos e híbridos, com alta tecnologia. Tenho certeza de que esse será um marco para a indústria cearense. Muito em breve, teremos carros fabricados no Ceará.” — celebrou Elmano, agradecendo o apoio do Governo Federal e da bancada cearense em Brasília.
Por Nicolas Uchoa