Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Pequenos negócios batem recorde e geram 80% dos empregos no Ceará

Proporção registrada em fevereiro é inédita, segundo presidente do Sebrae

12 de abril de 2021
Pequenos negócios batem recorde e geram 80% dos empregos no Ceará

Pequenos negócios do setor de comércio geraram mais de 2,2 mil empregos formais em fevereiro, segundo Caged

PUBLICIDADE

Das mais de 12 mil novas vagas de emprego criadas no Estado em fevereiro, em torno de 80% foram geradas por micros e pequenos negócios (MPE), com 9.961 vagas. Ao todo, no primeiro bimestre do ano, foram contabilizados 20.211 novos empregos formais pelos pequenos negócios.

As informações são de um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), baseado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.

Entre as MPEs, os setores de comércio, da indústria de transformação e de serviços apresentaram os maiores números, sendo este último o de maior destaque, com 3.840.

A taxa, de acordo com Alci Porto, diretor técnico do Sebrae/CE, é inédita. “Nunca, mesmo antes da pandemia, o saldo de empregos gerados num período como esse (fevereiro de 2021) chegou a 80% no estado, girava sempre em torno de 60%. Isso mostra que, nesse momento de crise, quem emprega mais são os pequenos negócios”, explica.

Além disso, considerando os números absolutos de vagas, o Ceará somente fica atrás da Bahia, na região Nordeste, que contabilizou 11.013 oportunidades. Ao nível nacional, o Ceará ficou em 10º lugar no ranking.

Incremento de novos negócios
Um dos fatores para esse dado foi o incremento da quantidade de micro e pequenas empresas que surgiram no ano passado. Dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), apontam que, em 2020, o estado contabilizou mais de 89 mil empresas abertas, sendo 82% registradas como Microempreendedor Individual (MEI).

“Quando uma nova empresa se implanta há pelo menos um emprego gerado, porém, isso não significa que não estamos passando por uma crise ou que a pandemia tem ocasionado isso. Com a alta do desemprego, muitas pessoas acabam ficando sem saída e optam por empreender”
Alci Porto, diretor técnico do Sebrae/CE

O diretor pontua ainda que o Sebrae, que trabalha diretamente com o apoio a esses pequenos negócios, realizou, em 2020, mais de 20 mil consultorias no Ceará para adaptar essas empresas ao mercado digital diante da pandemia. “Tornamos o faturamento delas mais forte e com uma demanda crescente, o que acabou gerando ainda mais postos de trabalho”, diz.

Riscos
No entanto, o diretor alerta para os riscos de quem empreende por necessidade e não por oportunidade. “Muitas dessas pessoas estão abrindo seus negócios pela necessidade de gerar renda. A dificuldade disso é que, pela urgência, o empreendedor se informa pouco, não se prepara adequadamente com relação à concorrência e tem uma tendência maior de riscos”.

“Por isso, é preciso chegar nesses empreendedores para mostrar que montar um negócio pode ser fácil, mas manter-se no mercado é um grande desafio. Esses serviços de apoio são oferecidos gratuitamente pelo Sebrae”, acrescenta.

Tendência nos próximos meses
Embora esse saldo tenha se mostrado positivo, a tendência não deve se manter nos próximos meses, conforme Porto, pois vai depender de como a economia reage. “Essa taxa positiva é reflexo da nova safra de empresas do ano passado. Acreditamos que de abril a dezembro deverá ter um efeito muito forte dessa parada (das atividades econômicas presenciais), mas esperamos que não se prolongue”.

“As empresas se endividaram no ano passado, muitas contraíram empréstimos e até agora o Governo não renovou os créditos, principalmente do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Esperamos que essa e outras medidas sejam renovadas, como da redução e suspensão de contratos”, esboça.

Médias e grandes empresas locais
O cenário é semelhante para as empresas de médio e grande porte cearenses, no entanto, o desempenho foi bem menor comparado ao das pequenas e médias, com 2.219 novas vagas. Apesar disso, com exceção da agropecuária, todos os setores apresentaram crescimento.

Contudo, no acumulado do primeiro bimestre, a retração do número de empregos desse porte afetou médias e grandes empresas dos setores de serviços industriais de utilidade pública, de comércio e da agropecuária.

Cenário nacional
O saldo, no cenário nacional, também foi positivo. Ao todo, foram geradas 401.639 vagas em carteira e 68,5% delas são de responsabilidade dos pequenos negócios, ou seja, mais de 275 mil oportunidades.

O levantamento mostra ainda que os setores de serviços, comércio e indústria de transformação foram os maiores geradores de empregos entre as MPE, considerando o primeiro bimestre. No caso das médias e grandes, o setor de comércio apresenta um saldo negativo de 24.626.

Por Lívia Carvalho

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Boletos agora podem ser pagos via Pix; Banco Central moderniza sistema
Economia & Negócios

Novas regras de segurança do Pix entram em vigor e prometem recuperação mais rápida de valores

2 de fevereiro de 2026
Servidores do Ceará e da União já podem consultar calendários de pagamento de 2026
Economia & Negócios

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago aos trabalhadores

2 de fevereiro de 2026
Lula sanciona Desenrola Brasil com limite para juros do cartão de crédito
Economia & Negócios

Nova tabela do Imposto de Renda amplia isenção e beneficia 16 milhões de brasileiros

1 de fevereiro de 2026
Indústria cearense cresce acima da média nacional e impulsiona PIB estadual
Economia & Negócios

Ceará fecha 2025 com segundo maior número de empregos formais na indústria do Norte e Nordeste

31 de janeiro de 2026
Próximos
Antes de acabar, março de 2021 já é o terceiro mês mais letal da pandemia no Ceará

Brasil registra maior média de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia

Jovem é preso com quase 30 kg de maconha na bagagem em ônibus com destino a Juazeiro do Norte

Jovem é preso com quase 30 kg de maconha na bagagem em ônibus com destino a Juazeiro do Norte

Quase 90% dos leitos de UTI estão ocupados no Ceará, afirma secretário da Saúde

Contaminação de Covid-19 no interior do Estado apresenta queda, aponta estudo

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Elmano autoriza novo concurso para professores da rede estadual do Ceará em 2026

  • Ceará entra em alerta de “perigo potencial” para chuvas e ventos em 95 municípios

  • Elmano de Freitas apresenta balanço de 2025, destaca investimentos recordes e avanços sociais

  • Baliza deixa de ser exigida na prova prática da CNH no Ceará

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat