Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Nova ferramenta do IntegraSUS ajuda na tomada de decisões sobre a abertura responsável da economia

A plataforma, a partir de agora, possibilita acompanhar a taxa de ocupação em leitos de enfermaria e unidades de terapia intensiva (UTI), o número de pacientes atendidos em Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), taxas de positividade e letalidade, fila de regulação, entre outros

5 de junho de 2020
Nova ferramenta do IntegraSUS ajuda na tomada de decisões sobre a abertura responsável da economia
PUBLICIDADE

O portal IntegraSUS passou a contar com mais uma funcionalidade que vai auxiliar o Governo do Ceará na abertura de novas fases da estratégia de flexibilização do retorno das atividades, segundo informou o governador Camilo Santana em pronunciamento pelas redes socias, nesta quinta-feira (4). A plataforma, a partir de agora, possibilita acompanhar a taxa de ocupação em leitos de enfermaria e unidades de terapia intensiva (UTI), o número de pacientes atendidos em Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), taxas de positividade e letalidade, fila de regulação, entre outros.

“Para a implementação de qualquer fase do plano (Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais) depende dos indicadores da saúde, então foi criada essa ferramenta dentro do IntegraSUS para exatamente avaliar”, explicou Camilo Santana. Amanhã (5), o governador comunicou que se reunirá com a equipe da Saúde para analisar os números conforme os critérios estabelecidos para a implantação de cada fase do plano e até sábado (6) anunciará as medidas a serem tomadas a partir de segunda-feira (8).

O chefe do Executivo estadual lembrou a importância daqueles que não precisam sair de casa para trabalhar nas atividades liberadas permanecerem em isolamento. “Não voltamos para a normalidade. Continuamos em isolamento social no Ceará. Estamos em um período de transição que é importante para iniciarmos a retomada das atividades econômicas aqui no estado, mas sempre lembrando que tudo dependerá dos números da saúde. Fiquem em casa porque o isolamento social tem sido a melhor medida para minimizarmos os danos da pandemia”, disse.

Tendência de estabilização
Os dados recentes no Ceará, especialmente na Macrorregião da Saúde de Fortaleza, com relação à Covid-19 são animadores, segundo o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto. “Há uma tendência nos últimos 15 dias no estado inteiro de redução do número de óbitos. Quando a gente analisa a semana epidemiológica, tivemos entre a 19ª e 20ª o pico de óbitos e casos, e a partir da 21ª começou a ter um decréscimo. Quando analisamos as Macrorregiões da Saúde no Ceará (cinco ao todo), a de Fortaleza, que vai da região de Itapipoca até Beberibe, temos uma taxa de ocupação de leitos de UTI em torno de 77% e de enfermaria de 63%. Os gráficos são muito parecidos quando a gente analisa o número de óbitos, há uma tendência de redução a partir da 20ª semana, e quando analisamos a taxa de ocupação dos leitos”.

Sobre os dados, Camilo Santana preferiu manter o discurso de precaução. “Há uma tendência de redução e melhoria, principalmente reflexo daqui de Fortaleza. Hoje a gente mantém o isolamento social em todo o estado do Ceará, que tem sido a mais importante medida para a diminuição da velocidade de transmissão desse vírus e que nos permitiu ampliar a rede de saúde. Hoje já estamos com mais de 2800 leitos de UTI e enfermaria em todo o estado para atender exclusivamente pacientes com Covid-19”, destacou.

Regionalização
Uma das funções da nova ferramenta do IntegraSUS é acompanhar a evolução da pandemia nas diferentes regiões do Ceará. Atualmente, a área Norte do estado é a que vem merecendo mais atenção, conforme Dr. Cabeto. “Existe uma diferença do que está acontecendo (em Fortaleza e) na Macrorregião Norte. A taxa de ocupação de UTI já sobe pra 80% e de enfermaria para 54%. Há uma tendência em platô da mortalidade e um acréscimo significativo do número de ocupação dos leitos”, apresentou o secretário.

Com esse panorama, o governador enalteceu que as futuras decisões levarão em conta as especificidades de cada área. “O decreto atual, em vigor até domingo (7), tem sete cidades com isolamento social rígido e há uma preocupação com a região Norte que avança no número de casos. No próprio decreto nós instituímos o isolamento como política pública regionalizada, então daqui pra frente várias decisões de enfrentamento à pandemia serão de forma regional”, destacou.

Testagem e nova carga de equipamentos
O Governo do Ceará está aguardando a chegada de mais um carregamento vindo do exterior para reforçar a rede pública de saúde. “Estamos na expectativa de receber a nova carga que vem da China com mais insumos e mais 300 respiradores”, comentou Camilo, que reforçou a liderança do Ceará no ranking de estados que mais realizam testes. “É fundamental para termos uma realidade da pandemia no estado”, avaliou. Está em curso uma pesquisa na Capital para identificar quem já teve a Covid-19. São 9.900 amostras que estão sendo coletadas nas famílias fortalezenses que irão permitir a tomada de decisões mais seguras”.

Revista Cariri Recomenda

WhatsApp lança chat por voz, que é diferente da ligação em grupo; veja como funciona
Economia & Negócios

Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

7 de dezembro de 2025
Cresce o número de idosos que vivem sozinhos no Ceará e já representam 41% dos lares unipessoais
Economia & Negócios

Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

6 de dezembro de 2025
Ceará registra salto de 28% na abertura de novas empresas entre janeiro e novembro de 2025
Economia & Negócios

Ceará registra salto de 28% na abertura de novas empresas entre janeiro e novembro de 2025

5 de dezembro de 2025
1,64 milhão de aposentados e pensionistas já foram ressarcidos após descontos indevidos no INSS
Economia & Negócios

Tesouro barra empréstimo de R$ 20 bilhões aos Correios após juros acima do limite

4 de dezembro de 2025
Próximos
Bolsonaro vai sem máscara inaugurar hospital de campanha, escorrega e cai

Bolsonaro vai sem máscara inaugurar hospital de campanha, escorrega e cai

Governo do Ceará doará 12 milhões de litros de leite para 196 mil pessoas de baixa renda

Governo do Ceará doará 12 milhões de litros de leite para 196 mil pessoas de baixa renda

Miguel Falabella deixa a Globo após 39 anos: ‘Vida que segue, tem coisa para fazer’

Miguel Falabella deixa a Globo após 39 anos: 'Vida que segue, tem coisa para fazer'

Mais Lidas

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

    Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat