Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

“Não é covardia, nem confisco”, diz Marinho sobre taxar seguro-desemprego

Secretário especial de Previdência e Trabalho defendeu que a mudança não seria uma taxação, e sim uma inclusão previdenciária que, no fim das contas, beneficiará o trabalhador

19 de novembro de 2019
“Não é covardia, nem confisco”, diz Marinho sobre taxar seguro-desemprego

(Foto: Reprodução)

PUBLICIDADE

Convidado do Roda Viva desta segunda-feira (18), o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, rejeitou a avaliação de que a exigência de uma contribuição previdenciária daqueles que recebem seguro-desemprego, proposta inclusa no Programa Verde Amarelo, seja uma “covardia”. Marinho defendeu que a mudança não seria uma taxação, e sim uma inclusão previdenciária que, no fim das contas, beneficiará o trabalhador.

“Não é covardia, nem se trata de confisco ou de tirar o dinheiro do trabalhador. Se trata de inclusão previdenciária, e é bom que a gente tenha a oportunidade de falar a respeito”, disse o secretário. “O Congresso poderá buscar uma alternativa diferente, mas a alternativa que nós buscamos, na verdade, é uma troca que beneficia o trabalhador.”

Segundo Marinho, a mudança apresentada leva em consideração a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina, dentre outras exigências, a apresentação de uma nova fonte de receita ou uma proposta de cortes no Orçamento para compensar uma desoneração. Neste caso, os ganhos com a contribuição sobre o seguro-desemprego, em teoria, equilibrariam as perdas com um benefício às empresas, a desoneração da folha de salários.

“Não temos dúvidas de que o que nós apresentamos seja uma inclusão previdenciária. Basta fazer a conta. Estamos permitindo que o cidadão, na hora que tiver a oportunidade de se aposentar, antecipe essa aposentadoria em dois anos, em média, e ainda terá um ganho [nos valores a receber]”, explicou.

Confiança no Congresso
Mesmo com uma possível rejeição da população às mudanças, Marinho se mostrou confiante com a possibilidade de aprovação, no Congresso, das reformas já propostas e das que estão por vir. O secretário disse acreditar no Parlamento e defendeu que o governo está, afinal, apresentando uma agenda que foi legitimada pelo resultado das eleições de 2018.

“Tem uma janela [para a aprovação] que seria até junho ou julho. A partir daí teremos eleições municipais e, historicamente, o Parlamento reduz sua atividade”, comentou. “O governo está dizendo [para o país] ‘está aqui o rumo que nós queremos seguir’. O presidente Bolsonaro se elegeu com uma pauta para o país, e ele está colocando essa pauta para o Parlamento brasileiro [avaliar], como determina nossa Constituição e o processo democrático.”

Trabalho aos domingos
Questionado sobre a flexibilização do trabalho aos sábados, domingos e feriados, mais uma mudança presente no Programa Verde Amarelo, Marinho disse que o governo “pensou no emprego”. A previsão, segundo cálculos apresentados pela equipe econômica, é de gerar 500 mil novos postos de trabalho nos próximos três anos.

“Sempre foi permitido trabalhar [nesses dias]. Você sai da sua casa num domingo e vai a uma farmácia, vai a um posto de gasolina, vai a um restaurante onde tem pessoas trabalhando. A única coisa que nós fizemos foi permitir que o trabalho acontecesse sem a necessidade de acordo ou convenção coletiva”, argumentou o secretário.

Antes da MP, a lei dizia que a folga semanal deve ser no domingo, “salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa de serviço”. Nesses casos, a empresa deveria fazer uma “escala de revezamento quinzenal, que favoreça o repouso dominical”.

A maior parte das categorias profissionais tinha arranjos diferentes definidos em suas convenções coletivas. No comércio, por exemplo, há em alguns lugares permissão para o trabalho, desde que haja uma folga a cada três domingos.

Com a medida do governo Bolsonaro, o trabalho aos domingos está liberado para todas as categorias, sem necessidade de acordo coletivo.

“Lula não está sendo levado em conta”
Quando questionado sobre os projetos prometidos pelo governo e ainda não apresentados, o secretário se defendeu dizendo que a agenda do governo é bastante vigorosa e muda a forma de se encarar a administração fiscal do país. Marinho também garantiu que a recente libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem ligação com o atraso na apresentação dessas propostas.

“São projetos que certamente vão tomar a agenda do Parlamento. O governo pode ser acusado de ter mandado muitos projetos ao mesmo tempo, mas não pode ser acusado de não ter uma pauta para o país. Em relação ao caso do presidente Lula, ele não está sendo levado em conta.”

Fonte: UOL

Revista Cariri Recomenda

Cresce o número de idosos que vivem sozinhos no Ceará e já representam 41% dos lares unipessoais
Economia & Negócios

Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

6 de dezembro de 2025
Ceará registra salto de 28% na abertura de novas empresas entre janeiro e novembro de 2025
Economia & Negócios

Ceará registra salto de 28% na abertura de novas empresas entre janeiro e novembro de 2025

5 de dezembro de 2025
1,64 milhão de aposentados e pensionistas já foram ressarcidos após descontos indevidos no INSS
Economia & Negócios

Tesouro barra empréstimo de R$ 20 bilhões aos Correios após juros acima do limite

4 de dezembro de 2025
GM anuncia produção do segundo modelo elétrico no Polo Automotivo do Ceará
Economia & Negócios

GM anuncia produção do segundo modelo elétrico no Polo Automotivo do Ceará

4 de dezembro de 2025
Próximos
Mais de 3 milhões de pessoas buscam emprego há mais de 2 anos, diz IBGE

Mais de 3 milhões de pessoas buscam emprego há mais de 2 anos, diz IBGE

Polícia Militar desencadeia “Operação Centro Seguro”

Polícia Militar desencadeia "Operação Centro Seguro"

Inep anula questão do Enem 2019 por causa de repetição

Inep anula questão do Enem 2019 por causa de repetição

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat