Nesta quinta-feira (31), mais de 264 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e corrigiram suas pendências com a Receita Federal terão acesso ao lote de restituições de outubro. No total, serão distribuídos R$ 700 milhões, com 53% desse montante destinado a contribuintes prioritários, conforme informações do Fisco.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Este ano, os contribuintes do Rio Grande do Sul foram adicionados à lista de prioridades devido aos efeitos das enchentes que afetaram o estado. Na liderança das prioridades, estão 126.824 contribuintes que informaram a chave Pix (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou utilizaram a declaração pré-preenchida, estratégia que desde o ano passado acelera o recebimento da restituição.
A lista de prioridades também inclui 14.661 profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério, além de 11.360 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul, 46.689 idosos entre 60 e 79 anos, 6.416 com mais de 80 anos e 5.219 contribuintes com deficiência física, mental ou com doença grave. Ao todo, 53.433 contribuintes sem chave Pix informada e fora das categorias de prioridade também serão contemplados.
Desde o dia 24 de outubro, contribuintes podem consultar sua inclusão no lote residual por meio do site da Receita Federal. No portal, é possível acessar a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”, ou ainda verificar no aplicativo da Receita em dispositivos móveis.
Pagamento
Os valores serão depositados na conta ou chave Pix (CPF) informada na declaração. Caso a conta declarada esteja inativa, o montante ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Nesses casos, é possível agendar o crédito em outra conta bancária via Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Após um ano sem resgate, o contribuinte deverá solicitar o valor não retirado no Portal e-CAC. Acessando o portal, é preciso selecionar “Declarações e Demonstrativos” e, em “Meu Imposto de Renda”, clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Por Bruno Rakowsky