Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Governo do Ceará desenvolve 36 programas para promover crescimento econômico e trabalho entre 2017 e 2022

De acordo com o documento do Ipece, promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos é um grande desafio, que se fazem necessárias políticas públicas intersetoriais em várias ações

30 de junho de 2022
Produção industrial do Ceará tem alta de 5,7% e supera média nacional

(Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

PUBLICIDADE

O Governo do Ceará desenvolveu 36 programas voltados para promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/08): Trabalho Decente e Crescimento Econômico. O levantamento dos programas foi realizado com base nas mensagens enviadas pelo Executivo à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alce), entre 2017 e 2022, envolvendo 12 secretarias estaduais. As informações estão no Relatório ODS (nº08/2022) que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), já está disponível na página do Instituto.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

É o oitavo relatório de um total de 17 que vão ser publicados pelo Ipece, que vem, desde 2006, acompanhando as ações e políticas públicas que direta ou indiretamente podem contribuir no alcance dessas metas. Os 36 programas foram oriundos dos seguintes órgãos estaduais, cada um com seu papel e atuação bem definida: 08 da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho; 03 da Secretaria do Desenvolvimento Agrário; 02 da Secretaria da Infraestrutura; 06 da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos; 01 da Secretaria de Turismo; 03 da Secretaria da Educação; 05 da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior; 02 da Secretaria da Cultura; 03 da Secretaria do Meio Ambiente; 01 da Secretaria dos Recursos Hídricos; 01 da Secretaria da Administração Penitenciária; e 01 da Secretaria da Saúde.

De acordo com o documento, promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos é um grande desafio, que se fazem necessárias políticas públicas intersetoriais em várias ações já realizadas pelo governo e que alinhadas a estratégia de gestão para resultados (GPR) e políticas públicas baseadas em evidências, podem levar a impactos positivos tanto no curto como no longo prazo. A titular da diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep/Ipece), Marília Rodrigues Firmiano, que organizou o trabalho, afirma que, com a finalidade de mapear as ações do Governo do Estado do Ceará alinhadas aos ODS, o relatório do Ipece apresenta as políticas, programas, projetos e iniciativas governamentais que seguem a Agenda 2030, especificamente ao Objetivo ODS/08.

O levantamento das ações do Governo em relação ao foi realizado a partir de pesquisas nas mensagens à Alce, Plano Plurianual (PPA), Sistema de Informações Financeiras (SIOF/Seplag) e nos portais das secretarias executoras das ações governamentais. “Considerando que a principal fonte de pesquisa é a mensagem à Assembleia e como se trata de uma publicação prevista no Planejamento Estratégico do Ipece, até 2025, os relatórios poderão sofrer atualizações advindas das novas ações desempenhadas pelo governo do Ceará e divulgadas nas Mensagens elaboradas pela Secretaria do Planejamento e Gestão

De acordo com Marília Firmiano, para o alcance do ODS 8 são necessárias políticas públicas direcionadas para assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos. Quando se aborda este tema, é importante saber que serão necessárias ações que alcancem o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia, aumentando substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global. No âmbito dos governos estaduais, as ações são definidas a partir do Plano Plurianual (PPA) para um período de quatro anos e que é elaborado a partir do segundo ano do governo eleito e finalizado no primeiro ano da próxima gestão.

Quando um governante é reeleito pode acontecer a continuidade de programas da primeira gestão. O ODS 8 se enquadra no Plano de Governo vigente, denominado “Os 7 Cearás”, elaborado para o período de 2015 a 2018 e que continua para os anos de 2019 a 2022, nos Eixos: Ceará Acolhedor; Ceará de Oportunidades; Ceará do Conhecimento; Ceará Pacífico; Ceará Saudável; e Ceará Sustentável e nos temas: Assistência Social; Inclusão Social e Direitos Humanos; Agricultura Familiar e Agronegócio; Comércio e Serviços; Indústria; Infraestrutura e Mobilidade; Pesca e Aquicultura; Trabalho e Empreendedorismo; Turismo; Educação Básica; Educação Profissional; Ciência, Tecnologia e Inovação; Cultura e Arte; Justiça; Saúde; Energias; Meio Ambiente; e Recursos Hídricos

Estabelecimento dos ODS
A titular da Digep conta que 191 países-membros das Nações Unidas, em 2000, fecharam um acordo, denominado Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), se comprometendo, até 2015, buscar a sustentabilidade do planeta e a melhoria na qualidade de vida da população mundial. Após 15 anos, outras agendas foram sugeridas e seguidas e a Organização das Nações Unidas (ONU), nesse mesmo ano, estabeleceu 17 novas metas globais para os próximos 15 anos (2016-2030), chamadas de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e seus membros se comprometeram em continuar enfrentando os problemas mundiais, adotando a chamada Agenda 2030. A partir de então – frisa – os ODS passaram a orientar as políticas públicas em várias nações e seus entes subnacionais.

Revista Cariri Recomenda

Dívidas no programa Desenrola podem ser negociadas nos Correios
Economia & Negócios

Governo confirma salário mínimo para 2026; saiba valor

10 de dezembro de 2025
Enel Ceará é multada em R$ 28,7 milhões por demora em atendimentos
Economia & Negócios

Enel Ceará não atende critérios para prorrogação antecipada, aponta voto de relator da Aneel

9 de dezembro de 2025
WhatsApp lança chat por voz, que é diferente da ligação em grupo; veja como funciona
Economia & Negócios

Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

7 de dezembro de 2025
Cresce o número de idosos que vivem sozinhos no Ceará e já representam 41% dos lares unipessoais
Economia & Negócios

Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

6 de dezembro de 2025
Próximos
Varíola dos macacos não tem potencial de causar surtos no Ceará, afirma secretária executiva da Sesa

Varíola dos macacos não tem potencial de causar surtos no Ceará, afirma secretária executiva da Sesa

Senado aprova estado de emergência para turbinar benefícios a 3 meses da eleição

Senado aprova estado de emergência para turbinar benefícios a 3 meses da eleição

Seleção Pública para o VLT de Sobral tem vagas com salário de até R$ 3.404,65

Concurso do Metrofor: prova ganha nova data, após suspensão

Mais Lidas

  • Dívidas no programa Desenrola podem ser negociadas nos Correios

    Governo confirma salário mínimo para 2026; saiba valor

  • Adolescente de 13 anos é sequestrada, agredida e abusada sexualmente em Juazeiro do Norte

  • Samu 360 moderniza atendimentos de urgência no Ceará e reduz tempo de resposta em quase 12%

  • Redução de penas que beneficia Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro é aprovada na Câmara

  • Enel Ceará não atende critérios para prorrogação antecipada, aponta voto de relator da Aneel

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat