A Caixa surpreendeu os trabalhadores que queriam ter acesso ao saque emergencial do FGTS já na próxima segunda-feira (15), como determinava a Medida Provisória (MP) 946, publicada em abril. Mas uma nova MP, a 982, publicada nesta sábado (13), alterou as datas e o benefício só começa a ser pago em 29 de junho aos nascidos em janeiro.
As datas seguintes contemplam os demais beneficiários a partir do mês de aniversário. “Em nenhum momento se falou em pagar todos na segunda-feira. O que se falou com começar o calendário e o pagamento. Estamos fazendo de forma digital de forma mais acelerada do que o saque imediato. Vamos começar no dia 29 porque precisamos abrir as contas digitais, que são 60 milhões e você não abre isso da noite para o dia. É uma base de dados muito grande”, alegou Pedro Guimarães, presidente da Caixa, em live.
Mas, afinal, o que mais determina a MP 982? Confira a seguir as principais dúvidas e respostas:
Quem tem direito?
Todos os trabalhadores que tenham contas, ativas ou inativas, com saldo no FGTS
Como será o saque?
O saque será totalmente digital na primeira data da liberação do recurso, através de rédito automático em Conta Poupança Social Digital CAIXA, aberta pela Caixa para todos os trabalhadores com direito ao Saque Emergencial, para movimentação via APP Caixa TEM.
Como consultar o valor disponível?
A partir de 15 de junho, todos os trabalhadores poderão acessar o www.fgts.caixa.gov.br e conferir quanto devem receber. O acesso no portal se dá pelo CPF.
Como tirar dúvidas?
Também a partir de 15 de junho, a Caixa disponibilizou o telefone 111, opção 2, para que os trabalhadores possam consultar o valor do saque emergencial do FGTS e ver em qual data o valor será creditado na poupança social digital.
A partir do dia 19 de junho, o app FGTS também trará informações sobre o valor do saque emergencial e a data em que o valor será creditado na poupança social digital. Ainda será possível optar por não fazer o saque emergencial e solicitar o desfazimento após o crédito automático.
O mesmo poderá ser feito no internet banking da Caixa a partir de 19 de junho.
Quando realmente começa o crédito?
O pagamento só começa a ser efetuado a partir do dia 29 de junho. As pessoas terão o recurso liberado a partir do mês de nascimento.
Quem tem conta em outros bancos precisa da conta social digital?
Para recebe o valor do saque emergência do Fundo de Garantia os trabalhadores terão uma poupança digital aberta de forma automática. No primeiro calendário, a pessoa pode movimentar o dinheiro pagando boletos ou comprar nas maquinhas com a conta Caixa Tem.
Como ter acesso ao dinheiro em espécie?
Quando iniciar o calendário para saques em espécies, ele poderá ter as notas nos terminais de autoatendimento da Caixa ou nas unidades lotéricas.
Nesta data, será possível também transferir o dinheiro para qualquer conta de qualquer banco, sem custo.
A liberação do dinheiro é automática?
Todos os trabalhadores que tem conta no FGTS, inativa ou ativa, são publico-alvo.
Todo trabalhador terá uma conta digital aberta na Caixa, na conta social digital, de forma automática.
Se o trabalhador não quiser sacar o dinheiro, como faz?
Ele terá três oportunidades de dizer que não quer:
1. Antes do crédito acontecer, o trabalhador pode entrar a partir do dia 19 de junho no APP da Caixa para smartphone e dizer que não quer receber. Ou seja, dez dias antes do início do pagamento. Então, se o crédito não foi feito, nem vai receber.
2. Mas se o crédito já foi feito ou faltar menos de dez dias, o trabalhador pode ir no APP do FGTS e dizer que não quer. Assim, a Caixa vai tirar da conta social digital e devolver para conta do FGTS com todas as correções.
3. O crédito foi feito e o trabalhador nem sacou, nem movimentou a conta social digital até 30 de novembro. Assim, a partir desta data, a Caixa retira da conta social digital e devolve para o FGTS.
E se mudar de ideia
Ele pode, da mesma forma, manifestar o interesse de receber, que o dinheiro volta para a conta social digital já aberta para ele.
Como funciona a poupança social digital?
É uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5.000,00. A movimentação da conta é feita pelo APP Caixa TEM.
Como movimentar o recurso sem o saque em dinheiro?
Pelo próprio app Caixa TEM, o trabalhador pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e outras, como boletos em geral, emitidos por qualquer banco.
A Caixa fez acordos com empresas financeiras e assim que o recurso estiver disponível no Caixa TEM, o trabalhador poderá usar em mais de 9 milhões de maquininhas de cartão em todo o país para compras em supermercados, padarias, farmácias, etc.
Outra vantagem acertada pelo banco é que o usuário do app pode fazer compras em milhares de sites na internet, com uso do cartão de débito virtual.
Confira o calendário
Nascidos em janeiro
Crédito em conta: 29 de junho
Disponível para saque e transferência: 25 de julho
Nascidos em fevereiro
Crédito em conta: 6 de julho
Disponível para saque e transferência: 8 de agosto
Nascidos em março
Crédito em conta: 13 de julho
Disponível para saque e transferência: 22 de agosto
Nascidos em abril
Crédito em conta: 20 de julho
Disponível para saque e transferência: 5 de setembro
Nascidos em maio
Crédito em conta: 27 de julho
Disponível para saque e transferência: 19 de setembro
Nascidos em junho
Crédito em conta: 3 de agosto
Disponível para saque e transferência: 3 de outubro
Nascidos em julho
Crédito em conta: 10 de agosto
Disponível para saque e transferência: 17 de outubro
Nascidos em agosto
Crédito em conta: 24 de agosto
Disponível para saque e transferência: 17 de outubro
Nascidos em setembro
Crédito em conta: 31 de agosto
Disponível para saque e transferência: 31 de outubro
Nascidos em outubro
Crédito em conta: 8 de setembro
Disponível para saque e transferência: 31 de outubro
Nascidos em novembro
Crédito em conta: 14 de setembro
Disponível para saque e transferência: 14 de novembro
Nascidos em dezembro
Crédito em conta: 21 de setembro;
Disponível para saque e transferência: 14 de novembro
Fonte: Diário do Nordeste