A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre um novo golpe que utiliza uma falsa investigação em agências bancárias para enganar clientes. Segundo a entidade, essa fraude é uma versão adaptada de golpes conhecidos, como o da falsa central telefônica, e envolve técnicas de “engenharia social”, onde os golpistas manipulam psicologicamente as vítimas para obter informações confidenciais ou realizar transferências em benefício das quadrilhas.
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Nesta nova abordagem, os criminosos telefonam para clientes, afirmando que a agência bancária ou o gerente responsável está sob investigação. Para dar veracidade ao golpe, chegam a enviar documentos falsos, como um boletim de ocorrência. Em seguida, instruem a vítima a transferir seu dinheiro para contas indicadas por eles, alegando que seria uma medida temporária de “proteção” enquanto a suposta investigação está em andamento.
“Essa abordagem é um golpe. Bancos, entidades ou autoridades policiais nunca solicitam que clientes façam transações bancárias para proteger seus recursos. Se receber esse tipo de contato, encerre a ligação imediatamente. Em caso de dúvidas, utilize os canais oficiais do banco para esclarecimentos”, orienta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Como identificar a fraude?
José Gomes reforça que bancos podem ligar para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados pessoais, senhas, atualizações de sistema ou informações de segurança. Os criminosos, inclusive, têm utilizado o nome da Febraban para dar credibilidade ao golpe. No entanto, a entidade esclarece que não se comunica diretamente com clientes bancários, pois sua atuação se dá exclusivamente com instituições financeiras.
O que fazer em caso de tentativa de golpe?
A Febraban recomenda que, ao identificar uma tentativa de fraude, o cliente bloqueie o acesso ao aplicativo bancário, altere senhas e registre um boletim de ocorrência.
Por Nicolas Uchoa