O Banco Central (BC) anunciou nesta sexta-feira (6) que R$ 8,56 bilhões estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR). O montante refere-se ao mês de julho e pode ser consultado por pessoas físicas, empresas e até herdeiros de falecidos, que podem ter “dinheiro esquecido” em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Como consultar e resgatar
A consulta dos valores e o processo de solicitação de devolução só podem ser feitos por meio do site oficial do Banco Central, específico para o SVR. O sistema permite verificar se há valores a serem resgatados e orientar sobre o procedimento necessário para recebê-los.
O Banco Central alerta que a liberação dos valores será feita apenas mediante o fornecimento de uma chave PIX, que deverá ser cadastrada pelo solicitante. Caso o interessado não tenha uma chave PIX, será necessário contatar diretamente a instituição financeira que detém os recursos para combinar outra forma de pagamento ou criar uma chave e retornar ao sistema para finalizar a solicitação.
Valores de pessoas falecidas
No caso de valores a receber de pessoas falecidas, o sistema exige que o solicitante seja herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Para resgatar os valores, é preciso preencher um termo de responsabilidade, conforme as orientações do próprio Banco Central.
Após a consulta no site, os interessados devem entrar em contato diretamente com as instituições financeiras responsáveis pelos valores e seguir os procedimentos estabelecidos para o recebimento.
Por Heloísa Mendelshon