A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) inicia, a partir desta sexta-feira (1º), mais uma edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. A iniciativa, que ocorre nos meses de março e novembro desde 2019, permite que consumidores renegociem suas dívidas diretamente com 160 instituições financeiras, em condições mais vantajosas do que as oferecidas normalmente nas agências bancárias.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O mutirão faz parte do Mês do Consumidor e conta com a parceria da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), dos Procons estaduais, do Banco Central e da Serasa. A renegociação pode ser feita diretamente com os bancos ou por meio da plataforma Consumidor.gov.br.
Condições especiais de negociação
Durante a campanha, consumidores poderão negociar dívidas como cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros empréstimos com descontos, melhores prazos de parcelamento e refinanciamento. Segundo a Febraban, o objetivo é reduzir a inadimplência e promover a educação financeira no país.
Além da negociação online, a Serasa participa do mutirão com o Feirão Limpa Nome, que permite renegociações presenciais nas agências dos Correios. Nos postos físicos, os consumidores podem visualizar suas dívidas e formalizar novos acordos diretamente.
Consulta de dívidas pelo Banco Central
O Banco Central também contribui com a ação por meio do Registrato, um sistema que permite que os consumidores consultem gratuitamente suas dívidas e histórico financeiro. No portal, é possível acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que detalha os débitos junto a instituições financeiras. Para acessar a ferramenta, é necessário ter cadastro no Gov.br, plataforma oficial do governo federal.
Resultados de edições anteriores
Na última edição do mutirão, realizada em novembro de 2024, foram renegociados 1,75 milhão de contratos. Desde 2019, mais de 33 milhões de dívidas foram ajustadas por meio da campanha, beneficiando milhões de brasileiros que enfrentam dificuldades financeiras.
Passo a passo para participar
Para garantir as condições especiais oferecidas no mutirão, a Febraban recomenda que o consumidor siga os seguintes passos:
✅ Entre em contato com o banco ou financeira pelos canais oficiais da instituição;
✅ Informe que deseja renegociar pelo Mutirão da Febraban;
✅ Especifique a dívida que deseja quitar ou parcelar;
✅ Pergunte sobre as condições oferecidas, incluindo descontos e prazos;
✅ Caso aceite a proposta, formalize a negociação e peça um documento com os novos termos.
Além disso, alguns bancos e financeiras criaram canais específicos para a ação, cuja lista pode ser consultada no site oficial da campanha “Meu Bolso em Dia“.
A Febraban reforça que todas as condições oferecidas pelos bancos e financeiras serão as mesmas, independentemente do canal escolhido para a negociação. Assim, a primeira orientação é que o consumidor procure diretamente sua instituição financeira e manifeste interesse na renegociação por meio do mutirão.
Por Fernando Átila










