O Ceará foi destaque no turismo brasileiro em outubro, registrando o maior percentual de entrada de turistas estrangeiros no país, de acordo com dados divulgados pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal. No período, o estado recebeu 10,46 mil visitantes internacionais, representando um crescimento de 49,53% em relação ao mesmo mês de 2022.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O desempenho cearense reflete a tendência nacional, que também apresentou alta, com aumento de 24% na entrada de estrangeiros.
Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, atribui o sucesso a estratégias assertivas de promoção e parcerias com companhias aéreas. “Todas as rotas internacionais do Ceará registraram incremento neste ano, fruto de um trabalho para promover o destino e estreitar laços com as companhias aéreas. Essas ações têm permitido resultados expressivos, como liderar a entrada de estrangeiros no país e o aumento da movimentação internacional”, afirmou.
Expectativa de recorde nacional
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a possibilidade de o Brasil superar a meta de turistas prevista para 2023, aproximando-se do recorde histórico de 6,6 milhões de visitantes internacionais, alcançado em 2018. “Isso é resultado de um trabalho técnico, realizado pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo, e da hospitalidade dos empreendedores e trabalhadores que recebem os turistas de norte a sul do país”, disse Freixo.
Líder no Norte e Nordeste
O protagonismo do Ceará também é evidente no número de passageiros de voos internacionais. Pelo sétimo mês consecutivo, o estado liderou a movimentação no Norte e Nordeste, com 41.662 passageiros em outubro, superando Recife (34.764) e Salvador (34.130). No acumulado de janeiro a outubro, o Ceará segue à frente dos demais estados das duas regiões, consolidando sua posição como porta de entrada para turistas estrangeiros.
Por Nicolas Uchoa