O governador Camilo Santana anunciou, nesta sábado (10), que o processo de retomada da economia cearense iniciará na segunda-feira (12). O Estado continuará com isolamento social rígido aos fins de semana e terá toque de recolher, das 20h às 5h.
Segundo o anúncio, a retomada será gradual, liberando alguns setores a abrir com 25% da capacidade, em horários distintos.
Veja o que muda com o novo decreto:
• Serviços não essenciais vão poder retornar às atividades de forma gradual a partir de segunda-feira (12);
• Isolamento social rígido continua nos fins de semana;
• Haverá toque de recolher das 20h às 5h diariamente;
• Algumas atividades, ainda não divulgadas, vão continuar com os serviços suspensos;
• Algumas atividades irão funcionar em horários alternados. Umas serão de 10h às 16h e outras de 12h às 18h (comércio e restaurantes). A ideia é reduzir a lotação no transporte público;
• Estabelecimentos vão poder conter no máximo 25% do público;
• Igrejas e templos religiosos vão poder receber até 10% da capacidade máxima;
• Escolas da educação infantil poderão amplia o funcionamento presencial para crianças de 4 e 5 anos.
• Escolas que ofertem 1º e 2º do ensino fundamental, poderão reabrir as turmas, com limitação de 35% da sua capacidade.
• Espaços públicos e condomínios particulares seguirão restritos.
Pouco antes de oficializar o início da retomada, Camilo lembrou a importância do distanciamento. “Ontem o comitê tomou a decisão de informar que continuamos, claro, o isolamento social no estado do Ceará, que tem mostrado efeitos importantes e que não depende só de um decreto, depende de cada um dos cearenses”, pontuou.
O novo decreto também irá ampliar a aulas presenciais. Escolas poderão receber alunos de 4 e 5 anos e do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, com 30% da capacidade.
As igrejas podem abrir com 10% da capacidade. Já os espaços públicos de condomínios continuam restritos.
Veja o anúncio do governador
O Ceará está em lockdown desde o dia 13 de março, período que só atividades consideradas essenciais podem abrir no Estado. O atual decreto que impõe o isolamento social rígido vence neste domingo (11).
Já o lockdown em Fortaleza dura mais de um mês. A Capital adotou o isolamento social rígido, desde 5 de março, nesta segunda onda da doença.
Flexibilização prevista
O início da flexibilização no Estado para o dia 12 de abril tinha sido previsto pelo governador ao anunciar a renovação do decreto de isolamento social rígido no último domingo (4).
Durante a semana, o Governo do Estado se reuniu com diversos setores para definir os planos para retornar de forma gradual o funcionamento presencial.
Na quinta-feira (8), o secretário executivo de Planejamento e Orçamento do Estado e líder do comitê, Flávio Ataliba, disse que a proposta do novo plano de retomada das atividades, construída em conjunto com representantes dos setores econômicos, seria apresentada naquele dia ao governador.
Fonte: Diário do Nordeste