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Um ano sem Marília Mendonça: Mistério do acidente de avião foi explicado?

Com a queda, também morreram o produtor de Marília, Henrique Ribeiro, o tio e assessor dela, Abicieli Silveira Dias Filho, além do comandante Geraldo Medeiros e do copiloto Tarciso Pessoa Viana. Hoje, um ano após o acidente, o que se sabe?

2 de novembro de 2022
Nas redes sociais, governador Camilo Santana lamenta morte de Marília Mendonça

Marília usava o avião para ir a um show em Caratinga (MG) (Foto: Reprodução/Instagram)

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Vai completar um ano que o Brasil ficou sem a voz de Marília Mendonça, a rainha da sofrência. Na tarde do dia 5 de novembro de 2021, o King Air C90 que levava a cantora caiu enquanto estava se aproximando do pouso no aeroporto de Caratinga, localizado em Ubaporanga, a cerca de 200 km Belo Horizonte (MG).

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Com a queda, também morreram o produtor de Marília, Henrique Ribeiro, o tio e assessor dela, Abicieli Silveira Dias Filho, além do comandante Geraldo Medeiros e do copiloto Tarciso Pessoa Viana.

Faltava menos de um minuto para o pouso quando a aeronave se enroscou em fios de alta tensão, caindo em seguida em uma região de cachoeira em uma fazenda.

Postagem nas redes sociais mostra Marília Mendonça no dia do acidente de avião que resultou na sua morte
(Foto: Reprodução/Instagram)

Hoje, um ano após o acidente, o que se sabe sobre a queda que matou todos a bordo?

Aeronáutica ainda investiga
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) continua investigando os motivos da causa do acidente.

Ao contrário de uma investigação criminal, que procura determinar culpados e a responsabilidade do fato, a investigação do órgão da FAB (Força Aérea Brasileira) tem como objetivo “prevenir que novos acidentes com características semelhantes e distintas ocorram”, afirma o órgão.

As ações iniciais dos investigadores se encerraram na primeira semana após o acidente. Hoje, a investigação está na fase final, e, segundo a Aeronáutica, “terá o menor prazo possível para a conclusão, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os fatores contribuintes”.

Sobre a queda, estão sendo analisados pelo Cenipa elementos referentes a:

• O trajeto da aeronave
• O sítio aeroportuário
• O operador do voo
• As informações aeronáuticas (como a meteorologia)
• A regulamentação associada às operações de táxi-aéreo

Na sexta-feira (4) a Polícia Civil de Minas Gerais deve realizar uma coletiva de imprensa para anunciar o andamento da investigação sobre o ocorrido.

Até o momento, foram descartadas as seguintes hipóteses:

• Doença preexistente dos pilotos
• Presença de álcool no sangue das pessoas a bordo
• Mal súbito dos pilotos
• Intoxicação das pessoas a bordo
• O avião ter sido atingido por um disparo de arma de fogo
• Mau tempo ter interferido no voo

Confusão com motores
Logo após serem removidos do local da queda, os motores do avião tiveram um destino confuso: Inicialmente, eles seriam encaminhados para uma empresa em Goiânia (GO), onde seriam periciados.

Entretanto, a decisão do Cenipa na escolha daquela empresa foi questionada, já que o local, além de ser distante de onde ocorreu o acidente, não seria certificado pelo fabricante do motor, a canadense Pratt & Whitney. A empresa, entretanto, teria a certificação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para realizar essa tarefa.

Enquanto saía de Minas Gerais com destino a Goiânia, a carreta com os motores foi, então, desviada para a sede do Cenipa, em Brasília. Após idas e vindas, os motores acabaram sendo levados para uma unidade da fabricante em São José da Lapa (MG), localizada dentro do complexo tecnológico da IAS (Indústria de Aviação e Serviços).

Esses dois motores possuem peças e componentes de outros fabricantes, que também estão presentes no polo tecnológico, o que agiliza a realização da perícia.

Projeto de lei parado
Uma semana após o acidente, o senador Telmário Mota (Pros/RR) apresentou o projeto de lei nº 4009/21, chamado de projeto de lei Marília Mendonça.

A proposta prevê sinalização de linhas aéreas de transmissão de energia. Além disso, também há a previsão de que as torres sejam pintadas de maneira a facilitar sua identificação pelos pilotos.

A página de tramitação do projeto, no site da Câmara dos Deputados, indica que o projeto está parado na Comissão de Minas e Energia desde 20 de julho, pouco antes do início do período eleitoral de 2022.

Destroços de avião que levava cantora Marília Mendonça
(Foto: Reprodução/FAB)

Relembre o acidente
No começo da tarde do dia 5 de novembro de 2021, o avião King Air C90 de matrícula PT-ONJ decolou do aeroporto de Santa Genoveva, em Goiânia (GO) com destino ao aeroporto de Caratinga, em Ubaporanga (MG). A previsão era que Marília Mendonça se apresentasse no Parque de Exposições de Caratinga na madrugada.

A bordo estavam dois pilotos e três passageiros, e a operação era feita pela empresa de táxi aéreo PEC Aviação.

Durante a aproximação para o pouso, o avião se enroscou em uma linha de distribuição de energia, caindo em seguida em uma região de cachoeira em uma área rural.

A causa da morte de todos a bordo foi a série de traumatismos ocorridos na queda, segundo laudos da Polícia Civil de Minas Gerais.

Imagem ilustrativa do avião bimotor que levava cantora Marília Mendonça e equipe
(Foto: Reprodução)

Ficha-técnica do avião
Segundo a empresa de fretamento norte-americana Executive Fliteways, as características do King Air C90, família do modelo que levava Marília Mendonça, são as seguintes:

Capacidade: Até seis passageiros e dois pilotos
Comprimento: 10,82 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 15,32 metros
Altura: 4,34 metros
Peso máximo de decolagem (incluindo bagagem, pessoas a bordo e combustível): 4,58 toneladas
Velocidade de cruzeiro: 416 km/h
Autonomia: 2.445 km de distância
Altitude máxima de voo: 9,1 km

Fonte: Todos a Bordo/UOL

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