Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

CPI da Covid: o que acontece após a apresentação do relatório final?

Na última quarta-feira (20), o relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), apresentou o relatório final da comissão

24 de outubro de 2021
CPI da Covid: o que acontece após a apresentação do relatório final?

(Foto: Agência Senado)

PUBLICIDADE

Em seis meses de trabalho, a CPI da Covid colheu mais de 50 depoimentos, quebrou 251 sigilos e analisou 9,4 terabytes de documentos, de acordo com dados divulgados pelo próprio Senado. Na última quarta-feira (20), o relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), apresentou o relatório final da comissão. Então, o que acontece a partir de agora?

Primeiro, os integrantes da CPI precisam aprovar o relatório final. O primeiro texto apresentado será o do relator, Renan Calheiros, mas três senadores governistas (Eduardo Girão, Marcos Rogério e Luis Carlos Heinze) já disseram que vão apresentar versões alternativas.

Contudo, é provável que o texto de Renan seja aprovado em reunião na próxima terça-feira (26). Isso porque os senadores de oposição ou independentes têm sete votos na comissão, enquanto os governistas — que criticam a CPI por ter focado apenas no Governo Federal, supostamente para desgastar o presidente — são minoria.

E depois da aprovação?
É importante entender que a CPI não tem poder de indiciar ninguém. O relatório, realmente… é um relatório: recapitula os trabalhos, explica o que foi discutido na comissão e, no máximo, traz algumas indicações de pessoas que podem ser indiciadas, além de projetos de lei.

Nesse último ponto, o relatório traz 16 ideias para leis, além de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição. Entre essas ideias, estão leis para punir quem dissemina fake news, tipificação do crime de extermínio, além de penas mais severas para crimes como corrupção e peculato. Também sugere a criação de um registro dos heróis e heroínas da pandemia, bem como uma pensão para os órfãos e aposentadoria por invalidez para pessoas afetadas pela Covid-19.

Todas essas propostas serão encaminhadas para a Câmara dos Deputados, que decide se alguma delas realmente pode virar lei. Lembrando que as leis comuns no Brasil precisam de maioria simples na Câmara e no Senado, enquanto PECs precisam de dois terços dos votos, em dois turnos nas duas casas. Depois, vão para sanção do presidente.

Quanto aos crimes supostamente cometidos por políticos e outras pessoas na pandemia, o que a CPI faz é encaminhar seu relatório aos órgãos competentes. Eles incluem o Ministério Público Federal e a Câmara dos Deputados: eles é que tem poder de indiciar alguém.

O que pode acontecer agora?
Ao todo, o relatório de Renan Calheiros sugere 68 indiciamentos, incluindo o do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), acusado de crimes de responsabilidade, contra a humanidade e outros crimes comuns.

No caso dos crimes de responsabilidade, quem decide se o processo de impeachment será aberto ou não é Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados. Só ele não quiser, não tem processo de impeachment. As atitudes dele nos últimos meses e a aproximação do presidente com o Centrão indicam que isso não deve acontecer.

Já os crimes contra a humanidade devem ser encaminhados ao Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda. O relatório diz que Bolsonaro cometeu esse crime ao defender remédios sem eficácia, atrasar a vacinação e negligenciar os povos indígenas. Especialistas em direito internacional disseram que a condenação no TPI é difícil, já que não há precedentes de algo parecido acontecer. Porém, a pandemia de Covid-19 também é uma situação nova, né…

Por fim, o relatório também acusa o presidente de alguns crimes comuns, que podem gerar pena de 20 a 40 anos. Aí entra o Procurador Geral da República, Augusto Aras: só ele pode pedir investigação e indiciamento do presidente. Como ele tem foro privilegiado, tudo seria conduzido pelo Superior Tribunal Federal.

Além dele, há quatro ministros, dois ex-ministros, alguns parlamentares ligados ao governo (como Ricardo Barros, que chegou a depor à CPI), três empresários (como Luciano Hang, dono da Havan), pessoas que teriam integrado o suposto gabinete paralelo (como a médica Nise Yamaguchi), além de três filhos do presidente (Carlos, Flávio e Eduardo).

Quando o relatório chegar nas mãos de Aras, ele deve analisar o que é de sua competência e encaminhar o resto para o Ministério Público Federal. O texto também deve ser encaminhado para os MPF de alguns estados, já que há investigações em São Paulo, por exemplo.

Então é isso: a CPI produziu seu relatório e a gente tem que ficar de olho para saber o que o PGR, o MPF e a Câmara vão fazer com essas informações. O Senado já sinalizou que pretende criar uma Frente Parlamentar para observar o andamento dessas ações.

Fonte: Mega Curioso

Revista Cariri Recomenda

Esses 5 bichos ajudam (e muito!) no controle de pragas domésticas
Curiosidades

Esses 5 bichos ajudam (e muito!) no controle de pragas domésticas

8 de junho de 2025
25 de dezembro: Por que a data foi escolhida para comemorar o Natal?
Curiosidades

25 de dezembro: Por que a data foi escolhida para comemorar o Natal?

25 de dezembro de 2024
É perigoso comer alimentos com a lata amassada? Veja mitos e verdades
Curiosidades

É perigoso comer alimentos com a lata amassada? Veja mitos e verdades

25 de outubro de 2023
6 crenças populares que são totalmente falsas
Curiosidades

6 crenças populares que são totalmente falsas

15 de outubro de 2023
Próximos
Bolsonaro mente ao dizer que vacinas contra Covid podem desenvolver HIV/Aids

Bolsonaro mente ao dizer que vacinas contra Covid podem desenvolver HIV/Aids

Estudo encontra mutações em variantes no Brasil e indica escape à imunidade; entenda

Brasil registra 187 novos óbitos pela Covid-19 em 24 horas

Com quase 70 anos, Casa de Farinha Mestre José Gomes retoma tradicional farinhada no Crato

Com quase 70 anos, Casa de Farinha Mestre José Gomes retoma tradicional farinhada no Crato

Mais Lidas

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

    Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Ceará reúne 1.545 candidatos para a prova discursiva do CNU; veja horários, locais e regras

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat