A Universidade Regional do Cariri (URCA) concedeu nesta segunda-feira (16), o Título de Doutor Honoris Causa ao cineasta, escritor e poeta Antônio Rosemberg de Moura, mais conhecido como Rosemberg Cariry. A cerimônia, presidida pelo reitor Carlos Kleber de Oliveira, reuniu mestres da cultura popular, como o Mestre Aldenir, importante figura do reisado e documentado pelo próprio homenageado, além de penitentes, músicos e intelectuais do Ceará.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Rosemberg Cariry, uma das figuras mais plurais do cenário artístico nordestino, é dramaturgo, roteirista, documentarista e produtor, com uma trajetória marcada pela valorização da cultura regional.
O reitor Carlos Kleber elogiou a multifacetada carreira do cineasta, descrevendo-o como um “exímio escritor da história e cultura do Cariri”. A proposta para a concessão do título partiu do Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais do Cariri (Ipesc), em parceria com outros institutos, como o Instituto Cultural do Cariri (ICC) e o Instituto Cultural do Vale do Cariri (ICVC).
Trajetória
Nascido em 1953, no município de Farias Brito, Rosemberg Cariry foi profundamente influenciado pelas tradições populares e religiosas do Cariri. Ao longo de sua carreira, ele levou para as telas e livros o vasto patrimônio cultural da região, promovendo a cultura popular nordestina no Brasil e no exterior. Seu trabalho inclui a preservação de registros que, de outra forma, teriam se perdido, como a obra de mestres populares e poetas como Patativa do Assaré.
Com centenas de publicações e produções audiovisuais focadas no Nordeste, Cariry também participou ativamente de movimentos artísticos na região do Cariri, especialmente na década de 1970, quando colaborou na criação da revista “Nação Cariri”, que deu origem ao seu pseudônimo.
Em seu discurso, Rosemberg Cariry agradeceu pela honraria e refletiu sobre sua trajetória. “Aqui, tive a oportunidade de conviver com grandes mestres dos saberes, tanto da cultura popular quanto da cultura letrada, que foram fundamentais para meu desenvolvimento como escritor, artista e cineasta”, afirmou. Ele também destacou a influência de Violeta Arraes, ex-reitora da URCA e importante ativista cultural, que o incentivou a retornar ao Brasil e assumir a Secretaria de Cultura do Crato.
Ao longo de sua carreira, Rosemberg Cariry projetou o Cariri para o Brasil e o mundo, através de suas obras e personagens que exploram a riqueza cultural da região. Entre seus trabalhos mais reconhecidos está o filme “Corisco & Dadá”, que marcou o retorno do cinema nacional e foi premiado em festivais nacionais e internacionais, consolidando a importância de Cariry no cenário artístico e cultural brasileiro.