Na última segunda-feira (1º), uma comissão composta por membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Crato, Conselho Estadual de Políticas Culturais do Ceará, Comissão Cearense do Cultura Viva, Comissão Municipal do Cultura Viva, OAB, e representantes dos Pontos de Cultura Coletivo Camaradas, Aldeias, Grunec, Procem, Terreiro das Pretas, e Instituto Cultural do Cariri (ICC) se reuniu na sede do Grunec para deliberar sobre a destinação de 2% do orçamento municipal para a cultura. A reunião também contou com a presença do Secretário de Cultura do município, Amadeu de Freitas.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante o encontro, o movimento destacou a necessidade de estabelecer um diálogo com o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), para assegurar que o Plano Municipal de Cultura, que deve ser aprovado pela Câmara Municipal e encaminhado até o dia 12 de julho, inclua a destinação dos 2% do orçamento. A proposta é que esse percentual seja instituído de forma progressiva e posteriormente regulamentado por lei complementar.
Uma das principais preocupações do movimento é garantir a execução do Plano Municipal de Cultura, que prevê a reforma, adequação e manutenção dos equipamentos culturais do município, como museus, teatros, Escola de Música, Centro Cultural da RFFSA e bibliotecas.
A Conferência Municipal de Cultura do Crato, realizada em março do ano passado, já havia aprovado a destinação de no mínimo 2% do orçamento municipal para a cultura, uma reivindicação que os movimentos sociais de cultura vêm fazendo desde 2012.
Por Bruno Rakowsky