Nos dias 7 e 9 de novembro, a contação de histórias “O Barco e a Flor” inicia uma série de apresentações gratuitas em quatro bibliotecas comunitárias do Crato, através do projeto “Navegando com Histórias pelo Cariri”. A narrativa, conduzida pelos artistas Rodrigo Tomaz e Vinícius Pinho, levará o encantamento da literatura a comunidades rurais e periféricas, visando democratizar o acesso à leitura e fomentar a formação literária de crianças e adolescentes. Toda a programação contará com acessibilidade em Libras.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Na quinta-feira (7), as apresentações acontecem na Biblioteca Municipal Luiz Cruz, no Alto da Penha, e na Biblioteca Comunitária do Coletivo Camaradas, na comunidade do Gesso. No sábado (9), o espetáculo segue para a Biblioteca Comunitária da Casa de Quitéria, no Baixio das Palmeiras, e para a Biblioteca Oca Literária do Carrapato Cultural, no Sítio Belo Horizonte.
Rodrigo Tomaz, ator e contador de histórias, destaca a importância da iniciativa para fortalecer o hábito da leitura e valorizar a arte junto ao público infantil e juvenil. “A valorização da literatura desde a infância não só incentiva o gosto por produções artísticas, como também amplia a percepção de familiares, educadores e gestores sobre a relevância de oferecer programações culturais regulares para crianças e adolescentes”, afirma.
Sobre o Barco e a Flor
O Barco e a Flor é uma contação de história fruto dos 15 anos de parceria entre o ator e contador de histórias Rodrigo Tomaz, e o músico, compositor e multi instrumentista Vinícius Pinho. Na narração, Pingo Primeiro, um barco pequeno, está ancorado na beira do rio. Certa vez, vê chegar sobre as águas uma formosa flor. Sem demora, as ondas a levam e interrompem a conversa dos dois, restando ao barquinho a saudade de Irupê, sua amiga flor. Rodeado por canções e seres que habitam as águas, Pingo liberta-se da âncora e começa a navegar, seguindo em uma mágica aventura à procura da flor, encontrando com borboleta, aranha, árvore, moinho, tempestade e até um marinheiro. Na trilha sonora, músicas de Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Lucas Bernardo e canções de domínio público.
Confira a programação completa:
• 07 de novembro (quinta-feira):
Local: EEIEF Escola Governador Luiz de Gonzaga da Fonseca Mota, em parceria com a Biblioteca Municipal Luiz Cruz, localizada na R. Plínio Cavalcante, bairro Alto da Penha, Crato
Horário: 9h
Gratuito e com acessibilidade em Libras
Local: Biblioteca Comunitária do Coletivo Camaradas, localizada na Rua Monsenhor Juviniano Barreto, nº 350, Centro, Crato
Horário: 16h
Gratuito e com acessibilidade em Libras
• 9 de novembro (sábado)
Local: Biblioteca Comunitária da Casa de Quitéria, localizada no Baixio das Palmeiras, Crato
Horário: 9h
Gratuito e com acessibilidade em Libras
Local: Biblioteca Oca Literária do Carrapato Cultural, localizada no Sítio Belo Horizonte, nº 17, Novo Lameiro, Crato
Horário: 16h
Gratuito e com acessibilidade em Libras