Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Pesquisa busca contribuir para a difusão da memória coletiva sobre a presença negra no Cariri

Iniciativa conta com ciclos formativos e destaca a importância das africanidades e afrodescendências na construção e desenvolvimento local

3 de setembro de 2024
Pesquisa busca contribuir para a difusão da memória coletiva sobre a presença negra no Cariri

(Foto: Caio Cabral)

PUBLICIDADE

O Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC), em parceria com o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo lançou no dia 17 de agosto, a pesquisa “A Presença Negra no Cariri Cearense”. A iniciativa busca contribuir para a difusão da memória coletiva sobre a presença negra na região do Cariri, destacando a importância das africanidades e afrodescendências na construção e desenvolvimento local.

Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:

Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky 

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

Atuando no Cariri há mais de 20 anos, o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) se dedica à luta por equidade étnico-racial na região. Com um trabalho voltado para quilombos, comunidades negras rurais e periferias, busca promover políticas públicas que melhorem as condições de vida, moradia e dignidade dessas populações. Em reconhecimento ao seu impacto, desde agosto de 2023, é oficialmente reconhecido como um Ponto de Cultura do Ceará.

Junto às suas ações de base, o GRUNEC se destaca na realização de atividades formativas, marchas e atos públicos que denunciam o racismo e a violência, sempre promovendo o conceito do bem viver. Sua atuação vai além do campo étnico-racial, colaborando ativamente com outros movimentos sociais da região, incluindo sindicatos, movimentos feministas, estudantis e LGBTTQIA+. Essa articulação visa interseccionalizar as discussões sobre desigualdades sociais e fortalecer a luta contra todas as formas de opressão.

A pesquisa “A Presença Negra no Cariri Cearense” surge como resposta à relutância em aceitar como oficial uma narrativa que reconhece a relevância da cultura negra na região, iniciando um movimento de recuperação da história e dos patrimônios da cultura negra caririense. Segundo o GRUNEC, o movimento negro local tem sido protagonista nesse processo, contrastando com uma historiografia marcada por narrativas eurocêntricas que apagaram e invisibilizaram a contribuição afrodescendente para a identidade caririense.

A cerimônia de lançamento contou com o “II Ciclo Formativo de Miolagem – A Presença Negra no Ceará: para além da escravidão, abolição e invisibilidade”, com a participação dos professores Hilário Ferreira e Diego Santos.

A miolagem, que dá nome ao Ciclo, é uma tecnologia social adotada pelo GRUNEC. Verônica Neuma das Neves Carvalho, Educadora e Co-fundadora do Grupo de Valorização Negra do Cariri, explica que: “Miolagem não é nada mais do que o jeito de fazer, a gente exercita dentro do movimento negro o nosso jeito de fazer que é nosso. Eu acho que todo mundo que é Nordestino conhece essa máxima que é conversar miolo de pote. Então, conversar miolo de pote é conversar sobre a vida, de povo preto, de povo que resiste nessa Chapada Nacional do Araripe, que resiste nesse Bioma Caatinga, que resiste nesse Semiárido Brasileiro”.

A metodologia do projeto envolve uma pesquisa de caráter qualitativo, com levantamento bibliográfico, iconográfico e documental em acervos locais, como a Cúria Diocesana e o Centro de Documentação do Cariri (CEDOCC) da Universidade Regional do Cariri (URCA). É conduzida pelas membras do GRUNEC, tendo como tutora Ana Paula dos Santos, professora e membra do GRUNEC e Maria Raiane Félix Bezerra, bolsista e membra do GRUNEC.

Para a pesquisa, a análise dos dados será realizada a partir de uma perspectiva afrorreferenciada, visando contextualizar criticamente as tensões raciais na história do Cariri e destacar a influência afrodescendente através do estudo do desenvolvimento da cultura regional. O projeto também prevê a elaboração de um inventário de fontes históricas sobre a presença negra no Cariri, além de visitas a museus, territórios e outros espaços significativos para a cultura afro-caririense.

Todo o processo será implementado, acompanhado e avaliado pela equipe e parceiros. Como parte da iniciativa, serão realizados Ciclos Formativos de Miolagem abertos ao público, durante os meses de setembro e outubro. O “IV Ciclo Formativo de Miolagem” acontece no dia 05, às 14h, na Sala de Formação 02, com o tema “Os conhecimentos técnicos e tecnológicos nos engenhos de cana-de-açúcar do Cariri cearense”, apresentado pelo professor Rafael Ferreira da Silva. Já o “V Ciclo Formativo de Miolagem”, intitulado “Africanidades Caririenses”, será realizado no dia 12, às 14h, na Sala de Formação 02, com a presença da Profª. Cícera Nunes e Maria Natalha de Lima Grande.

Em outubro, estão programados o VI e o VII Ciclos Formativos de Miolagem: o VI Ciclo será no dia 3, às 14h, na Sala de Formação 02, com a palestra “Terreirizando a memória ancestral cratense a partir de narrativas umbandistas”, ministrada pelo Prof. Samuel Morais Silva e Pai Francisco de Xangô. O “VII Ciclo Formativo de Miolagem” está agendado para o dia 10, também às 14h, no mesmo local, com os professores Thiago Florência e Carlos Dias.

Programação

Pesquisa – IV Ciclo Formativo de Miolagem

Palestra: Os conhecimentos técnicos e tecnológicos nos engenhos de cana-de-açúcar do Cariri cearense”, com o Prof. Rafael Ferreira da Silva.
Data: 05 de setembro
Horário: 14h
Local: Sala de Formação 02
Classificação indicativa: Livre
Aberto ao público

Pesquisa – V Ciclo Formativo de Miolagem

Palestra: Africanidades Caririenses com Profª.Drª Cícera Nunes e Maria Natalha de Lima Grande
Data:12 de setembro
Horário: 14h
Local: Sala de Formação 02
Classificação indicativa: Livre
Aberto ao público

Pesquisa – VI Ciclo Formativo de Miolagem

Palestra: Terreirizando a memória ancestral cratense a partir de narrativas umbandistas com Prof. Samuel Morais Silva e Pai Francisco de Xangô
Data: 03 de outubro
Horário: 14h
Local: Sala de Formação 02
Classificação indicativa: Livre
Aberto ao público

Serviço:

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1
Bairro: Gizélia Pinheiro (Batateiras)
Crato – CE

Revista Cariri Recomenda

Elmano de Freitas anuncia criação do Plano de Cargos e Carreiras para os servidores da Cultura
Cultura

Elmano de Freitas anuncia criação do Plano de Cargos e Carreiras para os servidores da Cultura

27 de novembro de 2025
Adeus a Jards Macalé: ‘anjo torto’ da MPB morre aos 82 anos
Cultura

Adeus a Jards Macalé: ‘anjo torto’ da MPB morre aos 82 anos

17 de novembro de 2025
Projeto “Concertos Didáticos” leva música para escolas públicas do Crato
Cultura

Ritmos, memórias e identidades negras ganham destaque em programação cultural no Crato

10 de novembro de 2025
Crato sediará o II Encontro Estadual dos Pontos de Cultura em novembro
Cultura

Crato sediará o II Encontro Estadual dos Pontos de Cultura em novembro

5 de novembro de 2025
Próximos
Roda que gira – Por Fabiano Brito

Roda que gira - Por Fabiano Brito

No Rancho Fundo, Família é Tudo e Renascer: veja o resumo das novelas nesta quinta-feira (23)

No Rancho Fundo, Família é Tudo e Renascer: veja o resumo das novelas nesta terça-feira (3)

SDA inicia inscrições para o Programa Agente Rural; veja como se inscrever

Inscrições para o Programa Agente Rural seguem abertas até a próxima sexta-feira (6)

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

  • Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat