Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Mostra Urbana realiza diálogos virtuais sobre cultura e arte

Programação online gratuita inicia nesta quinta-feira (25)

24 de março de 2021
Mostra Urbana realiza diálogos virtuais sobre cultura e arte

(Foto: Arquivo/Acervo Coletivo Camaradas)

PUBLICIDADE

O Território Criativo do Gesso vai realizar a Mostra Urbana nos dias 25 e 26 de março e 5 de abril. A programação será gratuita e online, com diálogos entre pesquisadores e artistas sobre cultura e arte no contexto da cidade. O evento promovido pelo Coletivo Camaradas faz parte das ações do Edital Fomento Cultura e Arte do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado, através da Lei Aldir Blanc.

O evento seria realizado de forma híbrida, com debates de forma virtual e intervenções urbanas em diversos espaços. No entanto, devido ao lockdown estabelecido em todo o Ceará em razão da pandemia de covid-19, as intervenções foram suspensas. Nos dias 25 e 26 de março, mantêm-se as mesas-redondas com os convidados e no dia 5 de abril, haverá apresentação de portfólios de vários artistas.

A Mostra Urbana reúne pessoas de diferentes áreas do conhecimento que discutem essa relação da arte com o espaço urbano, sociólogos, pedagogos, urbanistas e artivistas. “O intuito é discutir e pensar como ressignificar as cidades e seus territórios, a partir da arte”, ponderou Lana Oliveira, coordenadora.

Território Criativo do Gesso
O Território Criativo do Gesso busca aproximar os diálogos entre sociedade civil e poder público. Criar uma narrativa de lugar e de território, a partir da potência criativa e de uma agenda positiva, tendo em vista, o processo histórico de estigmatização sofrido pela comunidade do Gesso, por ter sido a maior zona de prostituição da região Sul do Estado do Ceará (1950-1990). O projeto é desenvolvido em parceria com Pontos de Cultura, ONGs, coletivos, grupos da tradição popular, escolas e universidades.

O recurso do Prêmio possibilitará subsidiar ações e auxiliar na estruturação das organizações e dar continuidade aos eventos e projetos do Coletivo Camaradas. Além de ampliar as iniciativas afirmativas de combate ao racismo, promoção dos direitos humanos, democratização estética, artística, cultural e literária, e favorecer o direito à cidade e a cultura de base comunitária.

Programação

25 de março:

10h – Mesa: Se essa rua fosse minha: ocupação, arte comunidade

Mediação: Alexandre Lucas (Pedagogo, arte-educador e idealizador do Território Criativo do Gesso).

Participantes:

Soraya Amaral (Educadora, ativista, conselheira estadual e municipal de Cultura em Apucarana/PA, mulher do Hip Hop, artista plástica e grafiteira).

Andson Andrade (Professor de artes, artista visual, especialista em Ecologia, Língua Portuguesa e Literatura Africana, diretor do Museu e Escola de Artes Raimunda de Canena).

Marquinhos Abu (Grafiteiro, pesquisador, produtor cultural, membro do coletivo Aparecidos Políticos, Irmãos de Tinta Crew e do Festival Internacional de Arte Urbana).

Wanderson Petrova (Artista visual, performer, ilustrador, arte-educador, cenógrafo, muralista, vive para experienciar a natureza móvel da criação).

16h – Mesa: Arte para além da galeria

Mediação: Alexandre Lucas

Participantes:

Dodora Guimarães (Fundadora da Arte Galeria, graduada em Comunicação Social, especialista em Teoria da Comunicação e Imagem, coautora do livro “O Ceará feito à mão” e diretora do Instituto Sérvulo Esmeraldo).

Germana Pires (Arquiteta e urbanista, professora da Universidade Federal do Tocantins, mestre em Desenvolvimento Regional e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo).

19h – Mesa: Cidade Fotografada

Mediação: Ricardo Alves (Geógrafo, especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, técnico em Guia de Turismo, empreendedor criativo, fotógrafo, artista visual, militante do Hip Hop, produtor cultural e integrante do Coletivo Camaradas).

Participantes:

Nívia Uchôa (Fotógrafa e cineasta, licenciada em Geografia, assessora do Governo do Ceará e autora do livro “Água pra que te quero!”).

Adriana Botelho (Documentarista integrante do projeto Cine Arte Clube, curadora de Artes Visuais e professora na Universidade Federal do Cariri).

Lia de Paula (Formada em cinema, fotógrafa, autora do projeto “Todo filho é filho da mãe”. Trabalhou na Agência Senado, Ministérios da Cultura e Desenvolvimento Social, Jornal O Povo e Museu de Fotografia de Fortaleza).

26 de março:

16h – Mesa: Poste Poesia: uma experiência espalhada pelo Brasil

Mediação: Carlos Antonio (Estudante de História, poeta e escultor. Membro do Coletivo Camaradas, coordenador do Poste Poesia. Dentre outras coisas ainda é fluidez e calmaria).

Participantes:

Marta Regina (Historiadora e arte-educadora, mestre em História. Professora na rede pública de ensino, integrante do Coletivo Camaradas. É uma das idealizadoras do Poste Poesia).

Aline Alencar (Contadora de histórias, atriz, artivista cultural e palhaça. Coordenadora do Ponto de Cultura Castelo de Histórias em João Pessoa – PB. Ministra aulas de artes, é presidente do Fórum de Teatro de João Pessoa e atua de forma contundente na cena artística da cidade).

Solange Barreto (Gestora cultural, editora e educadora social. Atua na coordenação de projetos ligados à bibliotecas comunitárias e à democratização da leitura, tais como: Catapoesia, Giz de cor, Poste Poesia).

19h – Mesa: Urbanização e Corpos Negros

Mediação: Natália Pinheiro (Estudante de História, poeta, slammer, integrante do Coletivo Camaradas e Slam das Minas Kariri).

Participantes:

Alessandra Ribeiro (Doutora e historiadora e urbanista, tendo estudos voltados para Matriz Africana: territórios, memória e representação. Gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira).

Danieli Balbi (Doutora em Ciência da Literatura, professora da Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, roteirista e dramaturga).

Manguebixa/Tiago (Cientista Social, mestranda em Sociologia e artista. Investiga processos históricos, construções e legitimações de desigualdades enquanto componentes essenciais das paisagens modernas).

Revista Cariri Recomenda

Elmano de Freitas anuncia criação do Plano de Cargos e Carreiras para os servidores da Cultura
Cultura

Elmano de Freitas anuncia criação do Plano de Cargos e Carreiras para os servidores da Cultura

27 de novembro de 2025
Adeus a Jards Macalé: ‘anjo torto’ da MPB morre aos 82 anos
Cultura

Adeus a Jards Macalé: ‘anjo torto’ da MPB morre aos 82 anos

17 de novembro de 2025
Projeto “Concertos Didáticos” leva música para escolas públicas do Crato
Cultura

Ritmos, memórias e identidades negras ganham destaque em programação cultural no Crato

10 de novembro de 2025
Crato sediará o II Encontro Estadual dos Pontos de Cultura em novembro
Cultura

Crato sediará o II Encontro Estadual dos Pontos de Cultura em novembro

5 de novembro de 2025
Próximos
Após pedido do Governo do Ceará, Comitê adia pagamento de ICMS de empresas do Simples Nacional

Após pedido do Governo do Ceará, Comitê adia pagamento de ICMS de empresas do Simples Nacional

Ministério Público recomenda garantia de abastecimento de oxigênio em 34 municípios cearenses; veja lista

Ceará é o 2º estado do País com maior estoque de oxigênio, indica Anvisa

Governador Camilo Santana lamenta 10 mil mortes por Covid-19 no Ceará

Camilo Santana e mais 15 governadores assinam carta à Câmara e Senado pedindo volta de R$ 600 no auxílio emergencial

Mais Lidas

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

    Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

  • Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat