Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Instituto Sérvulo Esmeraldo realiza projeto de implantação do acervo documental do artista cratense

Projeto visa garantir a preservação e difusão dos arquivos de um dos maiores nomes da arte contemporânea

7 de fevereiro de 2022
Instituto Sérvulo Esmeraldo realiza projeto de implantação do acervo documental do artista cratense

(Foto: Gentil Barreira)

PUBLICIDADE

Cidadão do mundo, Sérvulo Esmeraldo saiu do Crato, munido de luz, apto a construir seu espaço entre os grandes artistas de sua geração, primeiramente em São Paulo e a partir de 1957, em Paris. Parte desta trajetória está sendo tratada de forma cirúrgica. Isto é: desde 2019, o Instituto Sérvulo Esmeraldo realiza uma operação minuciosa que ganha o nome de Projeto de Implantação do Acervo Documental de Sérvulo Esmeraldo.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

O artista que guardava tudo deixou um arquivo volumoso, estimado em mais de 10 mil documentos gráficos, fotografias, maquetes de esculturas e joias, matrizes de gravura, correspondências, recortes de imprensa, enfim, quilômetros de papeis e de outros suportes de grande utilidade para a pesquisa histórica e a difusão do seu trabalho e da arte contemporânea nacional e internacional.

O trabalho que envolveu uma equipe de profissionais da área de conservação preventiva, que higienizou, inventariou e acondicionou o acervo, agora em fase de catalogação e digitalização, tem o apoio do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura e da Lei de Incentivo Federal, conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), da EcoFor Ambiental e da Marquise Ambiental.

“Trata-se de uma coleção valiosa , que inclui históricos das esculturas públicas em Fortaleza – contendo primeiros estudos, projetos, orçamentos, fotos da construção, notícias na imprensa, maquetes; além de projetos de obras inéditos, estudos, cadernos de desenhos, documentos textuais, correspondências profissionais e pessoais, recortes de imprensa, dossiê da produção em joias, histórico de exposições, enfim, um arsenal de informações incomensuráveis”, explica Dodora Guimarães, presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo e curadora do artista, com quem foi casada por 36 anos.

O acervo documental abrange ainda álbuns de recortes de imprensa (de 1949 aos dias atuais); estudos e notas; esboços; fotografias (filmes revelados, cópias em papel, diapositivos, fotos digitais); convites, cartazes e catálogos de exposições do artista (de 1951 até hoje); dossiês de exposições individuais e coletivas; matrizes e provas de gravuras; certificados e diplomas; medalhas; troféus; histórico da produção de joias – incluindo protótipos e ferramentas; além de dossiês da Exposição Internacional de Esculturas Efêmeras (1986 e 1991) e da Exposição de Arte Efêmera (1993), dentre outros.

Esmeraldo (1929-2017) legou a Fortaleza um valioso patrimônio representado em cerca de 40 esculturas públicas ou integradas à arquitetura no espaço urbano da cidade. “Embora seja de grande vulto esta contribuição, que por si só já lhe garantiriam uma posição de destaque na cena artística contemporânea, é importante ressaltar e divulgar as diversas expressões que o notabilizaram igualmente, como a gravura que o levou para uma longa permanência na França (de 1957 a 1979), a ilustração, o desenho, a escultura de médio e pequeno formato em aço, madeira, mármore ou acrílico, livro de artista, joia”, ressalta Dodora Guimarães.

(Foto: Gentil Barreira)

“Colecionador de imagens – desde a infância no Crato, em Fortaleza, São Paulo ou Paris – Sérvulo Esmeraldo foi um humanista, um cidadão atento à valorização da cultura e do conhecimento. O acervo documental em questão testemunha estas e outras peculiaridades do artista nascido no Crato, no Cariri cearense, que por força do seu trabalho firmou-se como um dos grandes nomes da arte contemporânea no cenário nacional e internacional”, afirma Dodora.

O Projeto de Implantação do Acervo Documental visa justamente, além da organização, preservação e divulgação, sistematizar as informações num banco de dados alocado no site do ISE, ampliando a acessibilidade dessas informações para o público em geral.

Para as novas atividades que se somarão com o Acervo Documental implantado, o Instituto Sérvulo Esmeraldo ampliou sua sede localizada na última residência do artista, em Fortaleza. O projeto assinado pelo escritório Marcus Novais Arquitetura privilegiou o novo Atelier Sérvulo Esmeraldo com luz e amplos espaços, dotando-o de um pátio de esculturas, sala multiuso e reserva técnica dentro dos padrões museológicos.

“Focado na produção brasileira do artista, centrado sobretudo no seu retorno da França, a partir do final dos anos 1970, o nosso Acervo Documental é complementar ao Fundo Sérvulo Esmeraldo existente no Instituto de Arte Contemporânea (IAC), em São Paulo, que contempla o período europeu do artista”, define Dodora Guimarães. A conclusão do Projeto está prevista para fevereiro deste ano, com a abertura ao púbico do Atelier Sérvulo Esmerado. Para a curadora, “a iniciativa é exemplar no que representa como respeito à memória viva do artista ­– um pensador dinâmico, corajoso, fascinado pelo conhecimento e a inovação.”

Sobre o Instituto Sérvulo Esmeraldo
Fundado em 2013 como uma instituição cultural sem fins lucrativos, o ISE preserva a memória do artista ativando o seu legado, em uma construção permanente de pesquisas e conexões, parcerias e intercâmbios, que viabilizem atividades no âmbito da educação patrimonial, da ação educativa e da animação cultural. Entre os projetos já desenvolvidos, se destacam o restauro de quatro obras públicas em Fortaleza, a implantação do acervo documental, o Festival Sérvulo Esmeraldo realizado no Crato, que chega à sua terceira edição em 2022, além do planejamento e da promoção de exposições, publicações e edições.

Revista Cariri Recomenda

Elmano de Freitas anuncia criação do Plano de Cargos e Carreiras para os servidores da Cultura
Cultura

Elmano de Freitas anuncia criação do Plano de Cargos e Carreiras para os servidores da Cultura

27 de novembro de 2025
Adeus a Jards Macalé: ‘anjo torto’ da MPB morre aos 82 anos
Cultura

Adeus a Jards Macalé: ‘anjo torto’ da MPB morre aos 82 anos

17 de novembro de 2025
Projeto “Concertos Didáticos” leva música para escolas públicas do Crato
Cultura

Ritmos, memórias e identidades negras ganham destaque em programação cultural no Crato

10 de novembro de 2025
Crato sediará o II Encontro Estadual dos Pontos de Cultura em novembro
Cultura

Crato sediará o II Encontro Estadual dos Pontos de Cultura em novembro

5 de novembro de 2025
Próximos
Caminhão do Cidadão vai atender população do Crato; saiba quando

Caminhão do Cidadão leva serviços a mais duas cidades do Cariri; veja quais

Ceará contabiliza 9.638 mortes e mais de 301 mil casos de infecção por Covid-19

Conheça o cenário das cidades do Cariri com menores incidências de casos de Covid-19 em 2022

Centec abre inscrições para 1.000 vagas em cursos gratuitos; veja como se inscrever

Centec abre 480 vagas em cursos gratuitos; saiba como se inscrever

Mais Lidas

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

    Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

  • Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat